icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como é a vida do brasileiro que possui 3 rins?

POR Erik Ely EM Ciência e Tecnologia 16/05/20 às 20h12

capa do post Como é a vida do brasileiro que possui 3 rins?

Depois de ir ao hospital após sentir dos nas costas, um homem descobriu muito mais do que uma hérnia de disco. Mas, além disso, médicos do Hospital do Rim, em São Paulo, descobriram que o homem teria 3 rins. O caso foi publicado no The New England Journal of Medicine e vem repercutindo dentro e fora do meio científico desde então.

Segundo os especialistas, a equipe realizou uma tomografia computadorizada para identificar a fonte da dor do paciente. Em seguida, em exame mais detalhado revelou a hérnia de disco e a existência de 3 rins. Contudo, enquanto um dos rins parece estar funcionando normalmente, dois estariam fundidos.

Uma condição extremamente rara de ser encontrada

Logo que o rim extra foi descoberta, o caso chamou a atenção por muitos médicos nunca terem visto algo assim. "Nunca vimos nada parecido com isso", disse Renato Foresto, um dos médicos responsáveis por tratar o paciente, em entrevista ao site IFLScience. "A surpresa foi enorme, seguida pela preocupação de que houvesse algo errado com a saúde do paciente", completou.

Ainda que extremamente rara, essa condição já foi documentada algumas vezes. Desse modo, ela conhecida como condição do "rim supranumerário". De acordo com especialistas, o órgão "extra" seria um resultado de uma anormalidade congênita que ocorreu durante o desenvolvimento embrionário. Entretanto, é um tanto quanto estranho que a condição só tenha sido descoberta quando o homem já tinha seus 38 anos de idade.

Em condições consideradas "normais", cada rim estaria conectado à bexiga por meio de um único duto chamado ureter. Porém, no caso do brasileiro, o duto do rim supranumerário se liga a outro rim que, por sua vez, está conectado à bexiga pelo ureter.

Depois do diagnóstico, o paciente foi examinado e nenhum outro problema de saúde foi detectado. "Sua função renal era completamente normal", explicou Foresto. Ainda segundo o médico, o homem recebeu o tratamento adequado e já recebeu alta. "Uma investigação mais aprofundada com ultrassom e tomografia abdominal foi considerada suficiente, uma vez que a causa da dor já havia sido diagnosticada e não houve outras alterações nos exames laboratoriais", completou.

É possível doar um rim que está "sobrando"?

Em 2013, uma jovem deu entrada em um hospital da Inglaterra, para tratar de uma suspeita de infecção urinária. No entanto, para a surpresa dos médicos, não somente 3 rins foram encontrados, mas quatro. Contudo, um deles estava danificado ao ponto de não cumprir a função de filtrar o sangue. Dessa forma, resíduos e excesso de água não eram removidos por completo.

Após a retirada do rim defeituoso, a jovem permaneceu com três rins que, segundo os médicos, funcionam normalmente. De acordo com o médico urologista Robyn Webber, ter três rins em apenas um lado do corpo é extremamente raro. "Há, talvez, menos de cem casos descritos na literatura", explica.

Em casos assim, muitos podem se perguntar: é possível doar rins que estão "sobrando"? Infelizmente, isso não é possível. Além disso, a situação varia de pessoa para pessoa. Mesmo que uma pessoa tenha três rins, por exemplo, dois deles acabam fazendo o "serviço pesado". No entanto, nesses casos, os organismo já se acostumou com a presença do rim adicional e ele tido como essencial para o funcionamento dos outros dois.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest