Curiosidades

Como é fabricado o Doritos e os outros salgadinhos?

0

Ah, Doritos. Solução fácil pra quem quer fazer nachos, petisco para comer com bebidas, em noites de festa ou sozinho jogando videogame. Seja com os molhos do Dippas e o clássico Doritos “sem sabor”, a fabricação dessas delícias começa com milho transgênico, que é plantado no Paraná e vai direto para a Pepsico.

Tudo começa com a separação de grãos de milhos bons e ruins, que passam por peneiras enormes que selecionam os tamanhos e formatos, em seguida sendo fervidos com cal por 12 minutos, o que faz suas cascas se soltarem facilmente. Depois disso, o alimento fica em repouso por 12 horas, quando é lavado, depois descascado e passa por uma esteira de pedra, onde perde seu excesso de líquidos.

3

5

6

9 (1)

8   4  1

Depois, é triturado durante 30 segundos, o que cria uma massa homogênea, prensada por esteiras e compressores, que dão o formato clássico para o salgadinho, que é cortado e assado por apenas 2 minutos. Depois, são resfriados e fritos, durante 2 minutos, em óleo de palma.

Em seguida, começa a ficar parecido com o formato final, que você consome: são adicionados aromatizantes, que em geral são importados do Uruguai nos sabores que você conhece, como nachos ou pimenta. Depois, a água é retirada num processo de secamento de 12 minutos, quando ficam tostadinhos e pronto pra matar sua larica!

E aquele “T” pequeno e amarelo na embalagem? O que significa?

1
Você já notou que grande parte dos alimentos possui um triângulo equilátero amarelo com um “T” na embalagem? Sabe o que isso significa?

Esse símbolo aponta que os alimentos são transgênicos, ou seja, foram modificados geneticamente. Há dez anos a lei 11.105/2005 obriga as empresas a indicarem se utilizam ou não os transgênicos em produtos de consumo humano ou animal.

No entanto existe uma tolerância, o símbolo só é utilizado para alimentos com mais de 1% de transgênicos na sua composição.

O que são alimentos transgênicos?

Muita gente tem alguma ideia do que são transgênicos, mas mesmo assim não entende bem a definição. De acordo com especialistas, transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório.

Dessa maneira, o código genético de uma espécie é alterado com introdução de novos genes provenientes de uma outra espécie. A nova sequência de DNA faz com que estes organismos desenvolvam uma nova característica ou também produza novas substâncias.

5 motivos pelos quais a imortalidade é pior do que morrer

Artigo anterior

5 programas de TV que foram mais obscuros do que você imaginava

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido