Como é viajar na primeira classe de um avião?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      17/07/15 às 12h45

Há alguns dias já mostramos para você as principais diferenças entre andar de avião hoje e em 1950. Naquela época, os aviões eram extremamente luxuosos, mesmo nas classes econômicas.

No entanto, hoje em dia as coisas não são mais bem assim. Os passageiros da classe econômica têm acesso aos serviços básicos e tem menos espaço que os da classe executiva.

Luxo mesmo apenas na primeira classe. Já imaginou comer lagosta e caviar, enquanto bebe champanhe francês? Ou, melhor do que isso, tirar uma soneca em uma cama com lenções de algodão egípcio? Em alguns casos, os passageiros podem até ir de Porshe da sala de embarque até o avião.

Mas não pense que para por aí, os passageiros da primeira classe podem ter acesso a muitos outros benefícios. Veja os luxos que as grandes companhia aéreas oferecem:

Emirates Airlines

Em um voo entre Brasil e Dubai, existem oito suítes privativas na primeira classe. Nelas há nada menos do que iluminação ambiente ajustável, guarda-roupa, espelho, penteadeira, minibar, pijama, chinelo, TV de 27 polegadas sensível ao toque e poltrona totalmente reclinável que vira cama com colchão.

Além disso, os passageiros recebem uma necessaire de couro com produtos Bulgari, uma joalheria de luxo. Eles também tem acesso a mapas e câmeras externas para ver o andamento do voo. As refeições são preparadas por chefes conhecidos de Dubai. Claro que tudo isso tem um preço alto, um voo de São Paulo a Dubai na primeira classe custa uma média de mais de 30 mil reais.

Malaysia Airlines

malasia

Assim como no Emirates, as poltronas do Malaysia são totalmente reclináveis. Para que os passageiros não cheguem no destino com as roupas amassadas a companhia oferece pijamas 100% algodão. Eles também tem toalhas de linho, colônica, loção pós-barba e hidrante para o corpo e mãos à disposição.

Mas o ponto forte mesmo da companhia é o entretenimento. Ela oferece uma variedade muito grande de filmes, programas de TV, jogos e músicas de vários artistas. Além de filmes de Hollywood, tem também catálogos com produções chinesas, coreanas, malaias, japonesas, indonésias, árabes e indianas.

Para comer, os passageiros podem escolher entre 25 opções de refeição, com pratos para todos os gostos, como lagosta, camarão, pernil e cordeiro. Uma passagem na primeira classe da capital da Malásia até Londres, custa cerca de 17.500 dólares.

American Airlines

american

Na American Airlines existem duas opções de primeira classe, uma para vôos domésticos e outra para internacionais. A primeira classe para voos de um país a outro oferece divisórias entre as poltronas para que os passageiros tenham privacidade na hora de dormir.

As poltronas têm 1,83 metros e além de reclináveis são giratórias. Para terem mais conforto na hora de dormir, os passageiros têm edredons especiais em algodão, travesseiros "premium" e encosto para a lombar eletronicamente ajustável.

As refeições são por conta de Chefs bastante renomados, como Richard Sandoval, Marcus Samuelsson, Sam Choy, Maneet Chauhane e Cindy Hutson. Para acompanhar as refeições, uma carta especial de vinhos de Ken Chase fica à disposição. O trecho entre São Paulo e Nova York custa em média 10.500 reais.

Air France

air frane

Os passageiros da primeira classe da Air France tem direito a uma sala vip no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, uma área com mais de mil metros quadrados, decorado com obras de arte. Lá eles tem acesso a comidas gourmet. Além disso, os passageiros ganham um kit com miniaturas de produtos da grife francesa Lanvin, com hidratante e creme para mãos e máscara relaxante para os olhos.

A carta de vinhos e champagnes conta com as melhores safras da adega da Air France. Fora isso, eles podem escolher entre mais de 10 águas minerais. Quando o assunto é comida, as refeições são preparadas por Joël Robuchon, o chef mais estrelado do mundo em 2009, por Guy Martin, do restaurante Le Grand Vefour, em Paris, e Jacques Le Divellec. Um trecho de São Paulo a Paris custa em média 13 mil dólares.

Bônus: Para que servem as toalhas quentes que você recebe na primeira classe?

toalhas

Algo bastante comum ao voar na primeira classe de um avião, e até mesmo na classe executiva de algumas companhias, é receber uma toalhinha quente da comissária de bordo. Mas afinal das contas para que servem essas toalhas? Isso na verdade é um costume japonês. Essas toalhinhas servem para limpar as mãos.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+