• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como funcionará a nova moeda do Facebook?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      19/06/19 às 14h20

O mundo digital está cada vez maior e mais influente. Recentemente, o Facebook divulgou sua moeda digital, Libra. Isso marca um grande avanço da empresa rumo ao setor de pagamentos. Essa moeda não estará disponível de forma pública até 2020. No entanto, a empresa permite que os interessados se inscrevam para receber notificações quando o serviço for enfim lançado. Para fazer isso, basta visitar o site do Facebook para a Calibra, uma subsidiária recém-formada que a empresa criou para o serviço. Fazendo isso, basta inserir seu e-mail e assim será notificado quando o Calibra estiver ativo.

A carteira digital da criptomoeda vai viver nos aplicativos Messenger e Whatsapp da empresa, além do seu próprio aplicativo. O Facebook espera que o lançamento dessa carteira seja em 2020, mas já deixou claro que o desenvolvimento está no início. Os usuários precisarão de uma identificação emitida pelo governo para se inscrever quando for lançada. O objetivo da empresa é fornecer às pessoas do mundo o acesso simples, acessível e seguro aos serviços financeiros.

Essa moeda digital visa permitir o envio de dinheiro fácil como é enviar uma mensagem de texto. Além de compartilhar dinheiro, você poderá usar a Libra em transações diárias, como pagar um lanche ou o transporte público.

Como colocar dinheiro na carteira Calibra, do Facebook?

Os usuários, que quiserem a moeda, poderão converter a moeda local em Libra. Em seguida, poderão armazenar o saldo de Libra na carteira Calibra. Eles poderão fazer isso eletronicamente, convertendo pelo próprio aplicativo. Em termos de conversão de dinheiro do mundo real, eles poderão aumentar o saldo em algumas lojas comuns, como mercearias ou lojas. Isso funcionará como fazer recarga de telefone celular. A ideia é que essa moeda tenha aproximadamente o mesmo valor de um dólar, euro ou libra. No entanto, há uma avaliação para que isso seja determinado.

O que poderá pagar com Libra?

O Facebook pensou em transferência de dinheiro a princípio. No entanto, não será apenas para isso. O site do Calibra diz que a primeira versão do aplicativo irá "suportar pagamentos de vários tipos, até mesmo com códigos QR". Esses poderão ser utilizados por comerciantes na hora de receber pagamentos com essa moeda.

"Com o tempo, haverá muitos outros, incluindo pagamentos na loja, integração em sistemas de ponto de vendas e muito mais". Assim, afirma o site. Sistemas de ponto de venda geralmente significam apenas uma caixa registradora ou um leitor de cartões. Kevin Weil, vice-presidente de blockchain do Facebook, se posicionou. Ele disse que, no futuro, a Libra poderia ser integrada aos sistemas dos parceiros da Calibra, como o Uber, por exemplo.

Essa moeda não será totalmente controlada pelo Facebook. Há uma associação independente para cuidar da mesma. Grandes empresas fazem parte, como MasterCard, Uber  e Visa. O melhor de tudo é que o Calibra não compartilhará nenhuma informação com o Facebook se o usuário não quiser. "Qualquer informação que você compartilhe com o Calibre será mantida separada das informações do Facebook", disse Zuckerberg.

E aí, o que você achou disso tudo? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.




Matérias selecionadas especialmente para você

Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+