Entretenimento

Como interpretar de maneira correta os sinais dele/a

0

No mundo dos flertes e relacionamentos, a busca por novos parceiros pode ser um verdadeiro desafio. Um toque despretensioso, uma risada inesperada ou um olhar que dura um pouco mais do que deveria são alguns dos sinais que podem ser interpretados da forma errada e levar a uma experiência desastrosa.

Agora, um estudo científico sugere que, ao menos para heterossexuais, existe um padrão comum nessa comunicação. Enquanto os homens possuem uma tendência a perceber sinais de simpatia e amizade como interesse sexual, as mulheres costumam ler as tentativas de flerte dos caras como vontade de desenvolver uma amizade.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Norueguesa entrevistaram 308 estudantes (181 mulheres e 127 homens) de 18 a 30 anos sobre suas experiências de percepção de sinais sexuais.

A pesquisa contava com quatro perguntas fundamentais que todos os participantes deveriam responder:

1 – Você já foi amigável com alguém do sexo oposto para perceber que ele/ela percebeu os sinais de amizade como interesse sexual?

2 – Você já esteve numa situação com alguém do sexo oposto em que você estava tentando ser legal mas ele/ela assumiu que você estava sexualmente atraído?

3 – Você já tentou atrair sexual alguém do sexo oposto para depois perceber que ele/ela achou que seu interesse sexual na verdade era amizade?

4 – Você já esteve numa situação com alguém do sexo oposto em que você estava sexualmente atraído por ele/ela, mas ele/ela assumiu que você só estava tentando ser legal?

Se os participantes respondiam “sim” a alguma das perguntas, então eles deveriam dar uma estimativa de quantas vezes esse cenário poderia ter acontecido no último ano.

Depois da análise dos resultados, os pesquisadores encontraram um padrão que talvez já seja familiar para muita gente (ainda que existam diversas exceções). Muito mais mulheres relataram enviar sinais que pensavam ser de amizade, mas recebiam sinais de interesse sexual como resposta para suas ações. Os homens, por outro lado, não viviam tanto essa experiência. Na maioria das vezes, eles eram responsáveis por enviar sinais de interesse sexual que só eram percebidos como ações amigáveis ou educadas.

O estudo vem para confirmar outras pesquisas realizadas no mesmo campo, que já indicavam que homens e mulheres poderiam ver interações com o sexo oposto de maneiras diferentes. De acordo com Mons Bendixen, professor de psicologia da universidade e autor do estudo, a psicologia evolucionária pode estar desempenhando um forte papel aqui.

Segundo Bendixen, as pessoas podem ter herdado tendências de gênero que nos levam a erros de percepção que podem ser úteis para a evolução. A partir do ponto de vista biológico, homens buscavam fazer sexo com o máximo de mulheres possíveis, na intenção de aumentar as chances de espalhar os genes.

Além disso, a socialização também tem parte na interpretação diferente. Por conta de padrões de relacionamentos e interação social que se formaram no passado e ainda perduram, os homens costumavam agir como caladores, enquanto as mulheres se contentavam em aguardar a investida.

Apesar das suposições sociais e biológicas, os pesquisadores não sabem apontar uma razão exata da repetição do padrão encontrado no estudo.

Com os resultados em mãos, Bendixen explica que as interpretações erradas podem acabar se houver um pouco mais de atenção. Ele defende que as pessoas fazem leituras corretas na maioria das meses, mas um erro de julgamento é suficiente para alterar toda a percepção da interação social no sentido do padrão percebido.

Como os comportamentos não são ditados por regras, os erros de percepção podem ser controlados assim que você tem conhecimento dos padrões e entende que os sinais podem ser confusos. Às vezes, a paciência e o diálogo direto pode ser mais esclarecedor do que as tentativas de interpretação que podem criar ainda mais confusão mo mundo dos namoros.

A dica que fica com o estudo é simples: quando uma mulher te encara, ri da sua piada ou encosta em você, isso não quer dizer que ela está a fim de dormir com você. Mas isso não era algo que precisava ser dito por um estudo, não é mesmo?

7 leis mais bizarras que existem na Rússia

Artigo anterior

Esse menino de apenas 12 anos já é CEO e muito procurado pela mídia, essas são algumas dicas que ele pode te dar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido