Curiosidades

Como morreu Maria, mãe de Jesus?

0

Várias são as perguntas feitas sobre Deus, fé, milagres e outros aspectos religiosos. As respostas podem ser encontradas na Bíblia. O livro é a coleção de textos religiosos que têm um valor sagrado para o cristianismo. Se você crê no que está escrito no livro sagrado, ou foi criado em uma família religiosa, provavelmente já ouviu fatos sobre ele.

Uma das figuras mais importantes é Maria, mãe de Jesus. Sabe-se algumas coisas sobre a vida dela, mas muitas pessoas podem não saber como ela morreu. Desde as primeiras tradições cristãs sobre a assunção, a resposta sobre se ela morreu como todos os outros homens é sim.

A primeira vez que a Festa da Assunção foi celebrada foi no século VI no Oriente Cristão. Lá ela era conhecida como Dormição dos Santos Teotokos (a Mãe de Deus). E até os dias de hoje, as tradições se baseiam em um documento do século IV chamado “O Relato de São João, o Teólogo do Adormecer da Santa Mãe de Deus”.

Esse documento foi escrito por São João Evangelista, que foi quem Cristo confiou os cuidados de sua mãe. E ele conta como o Arcanjo Gabriel chegou para Maria enquanto ela orava no Santo Sepulcro. Gabriel então falou a Maria que sua vida terrestre teria chegado ao fim. Então ela decidiu voltar a Belém para esperar sua morte.

Corpo

Todos os apóstolos, que já tinham ido para as nuvens através do Espírito Santo, foram transportados para Belém para estarem juntos de Maria em seus últimos dias. Todos juntos carregaram a cama dela para sua casa em Jerusalém. E lá, no domingo seguinte, Cristo apareceu a ela e disse que ela não precisava temer nada.

Então os apóstolos pegaram o sofá que levava o corpo de Maria ao Jardim do Getsêmani, onde colocaram seu corpo em uma nova tumba. “O Adormecer da Santa Mãe de Deus” é o documento mais antigo que fala sobre o fim da vida de Maria. E como é visto nele, tudo indica que Maria morreu antes que seu corpo fosse levado ao céu.

Tradição

As versões em latim da história da assunção tem alguns detalhes diferentes. Mas todos concordam que Maria morreu e Cristo recebeu sua alma. E que os apóstolos sepultaram seu corpo. Também que o corpo de Maria foi levado para o céu de sua tumba.

Esse documento mostra o que os cristãos tanto do oriente como no ocidente acreditam ter acontecido com Maria no fim de sua vida. Segundo essas tradições, a Virgem Maria morreu naturalmente e depois sua alma se reuniu com seu corpo na assunção.

Os cristãos orientais continuaram com essa tradição da assunção, mas os cristãos ocidentais perderam o contato com eles. Algumas pessoas quando ouvem o termo oriental dormition acham que “adormecer” significa que Maria foi levada ao céu antes mesmo que ela estivesse morta.

Mas a questão sobre a morte de Maria é aberta. O que os católicos tem que acreditar é que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida de corpo e alma na glória celestial.

E esse “concluindo o curso de sua vida terrena” é ambíguo. Ele dá a possibilidade de Maria não ter morrido antes de sua assunção. Por mais que a tradição indique que Maria morreu, os católicos não são obrigados, pelo menos por definição do dogma, a acreditar.

Quem disse essa frase famosa em Game of Thrones? [Quiz]

Artigo anterior

7 bizarras vezes que animais se transformaram

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido