• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como o luar afeta os animais e as plantas?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/07/19 às 17h28

A lua sempre foi um mistério para nós, humanos. Vários mitos e lenda,s como o de São Jorge, lutando e vencendo de um dragão deram às pessoas um encantamento por essa luz que nos ilumina nas noites escuras. E essa relação de ser humano com a lua já vem desde os tempos primitivos.

Na mitologia grega, por exemplo, a lua era uma deusa chamada Artemis ou Selene. Para os romanos, ela era chamada de Luna. Ela também é vista entre os apaixonados como um símbolo, pois mesmo que estes distantes, conseguem observar a mesma luz vinda do céu.

A lua também já foi motivo de disputa no século XX. A corrida espacial foi um dos marcos da Guerra Fria quando o mundo estava dividido entre Estados Unidos e União Soviética. Ambos queriam saber quem chegaria primeiro em nosso satélite natural.

Nosso satélite natural é maior do que Plutão, não possui atmosfera e está a cerca de 384.400 quilômetros da Terra. Além do que a sua atração, que a liga ao planeta, é a responsável pela formação das marés nos oceanos e por várias outras coisas que acontecem em nossa superfície.

Que a força gravitacional da lua nos faz muito bem e nos é necessária, isso já sabemos. Mas você sabia que o luar também afeta coisas em nosso planeta? A luz, que é refletida pela lua, tem um efeito sobre a vida na Terra. Mas nem sempre essa influência é anunciada por um lobo uivando.

Alguns exemplos podem parecer sutis, mas explicam bem como é essa interferência em nossa vida. São diversas formas de demonstrar quanto a luz do luar conseguiu moldar a vida na Terra de maneiras que podem parecer inesperadas.

Animais

Especialmente os animais noturnos, pois eles tiveram que adaptar as suas atividades de caça por causa da luz da lua. Algumas espécies conseguem ver melhor à noite ou são ajudadas pela luz da lua. E as presas, consequentemente, sabem que quando a lua está brilhante, é hora de se esconder para não serem vistos. Desse modo, o luar influencia o comportamento predador-presa e também alguns comportamentos de acasalamento.

Um exemplo disso são os texugos. Quando a lua está na sua fase nova, eles marcam mais seu território. Já quando a lua está cheia, essa marcação diminui. Isso acontece porque o ritual de acasalamento deles é demorado e a luz de uma lua cheia iria colocá-los em perigo. O resultado disso é que os texugos são mais ativos em outras fases da lua, quando o luar não é tão brilhante como o de uma lua cheia.

Algumas espécies de coruja são mais ativas na lua cheia, tanto em seus chamados de acasalamento e na exibição de suas penas para seus parceiros em potencial. Segundo um estudo, as penas da águia-coruja da Eurásia podem ser mais visíveis quando o luar está mais brilhante.

Plantas e agricultura

Um exemplo no reino vegetal é a planta 'lobisomem' ou como cientificamente se chama, a Ephedra foeminea, que só expõe seu resíduo açucarado para atrair polinizadores durante a lua cheia em julho. Nem mesmo os pesquisadores conseguiram entender como a planta consegue seguir o ciclo lunar. E os cientistas não entraram em acordo sobre a polinização do arbusto estar relacionada ao ciclo lunar.

Nós, humanos, também dependemos do luar. Fazíamos esse uso mais intensamente antes da eletricidade, mas algumas coisas não mudaram completamente. Alguns agricultores ainda plantam de acordo com a luz da lua. Existem discussões entre os agricultores se o luar realmente ajuda nas plantações. Mas mesmo assim, ainda existe um calendário de Jardinagem à Lua. Acontece que a influência da lua e do luar na vida na Terra é basicamente inegável.

Próxima Matéria
Via   Mnn  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+