Ciência e Tecnologia

Como rastrear um celular Android roubado ou perdido?

0

Hoje em dia, o nosso celular se tornou uma extensão de nós mesmo. O aparelho carrega em si vários dados e informações importantes. Então, no caso de ter o seu celular roubado ou perdido, além do prejuízo de ter que comprar outro aparelho, as nossas informações podem ser usadas por outras pessoas.

Nesse caso, é bom saber as possíveis opções para rastrear o seu aparelho celular ou, se for o caso, até apagar todos os seus dados, pois assim outras pessoas não terão acesso a eles.

Para usuários do sistema operacional do Google, o Android, já possui a opção de “Encontre o meu dispositivo”. O sistema de rastreamento permite encontrar o aparelho, tanto em caso de roubo ou perda em locais públicos, quanto dentro de casa.

O mecanismo é muito simples, e basta você logar em sua conta Google, que é possível ter a localização de onde se encontra o seu dispositivo. Mesmo em casos onde o GPS não esteja ativo, a ferramenta é capaz de rastrear e mostrar a localização do seu aparelho com uma pequena margem de erro.

A seguir, vamos te mostrar passo a passo como ativar esse recurso e como utilizá-lo.

Ativar a função

A primeira coisa a se fazer, é ativar essa função para deixar o seu aparelho rastreável. Acontece em muitos casos de as pessoas terem o celular roubado e tentarem rastrear por essa ferramenta. No entanto, às vezes, a pessoa nunca chegou a ativar a função, e nesse caso, será impossível encontrar o aparelho.

Para ativar o Gerenciador de Dispositivos Android, tanto no seu smartphone quanto no tablet, você deverá seguir os seguintes passos.

1 – Vá até as configurações do aparelho e selecione a opção “Google”.

2 – Na aba seguinte, vá em “Segurança” e depois em “Encontre Meu Dispositivo”.

3 – Ative a opção.

4 – Mantenha sempre o GPS ligado. Assim, você poderá encontrar, bloquear e até mesmo apagar todos os dados do seu aparelho remotamente. Com esse recurso, mesmo que você não consiga recuperar o seu dispositivo, ao mesmo conseguirá manter a segurança dos seus dados.

 

Rastrear o dispositivo

Agora que o seu dispositivo já está “rastreável”, aprenda a usar a função em caso de perda ou roubo.

1 – Para encontrar o seu dispositivo, você deverá acessar a página do rastreador de dispositivos Android.

2 – Depois de logar na sua conta, você será direcionado para a tela com um mapa. O sistema informará que está tentando fazer a conexão com o seu aparelho. Caso ele consiga estabelecer contato, em alguns instantes, as informações sobre o dispositivo aparecerão na tela. Você terá informações como o nível de bateria, conexão de internet e qual foi a última vez em que o aparelho esteve conectado.

3 – Agora que o seu aparelho foi encontrado, você terá três opções:

Reproduzir Som, indicado no caso de você ter perdido o aparelho dentro de casa. Com essa opção, ele começará a tocar e você poderá ouvir o barulho e encontrar o dispositivo.

Bloquear, de modo que, com essa opção, você pode bloquear o aparelho e redefinir a senha de liberação. O recurso é indicado em casos que existem a opção de encontrar o dispositivo.

E por último a opção limpar. Nesse caso, ela irá apagar completamente todos os dados do seu aparelho. Importante lembrar que, depois de feito isso, mesmo que encontre o seu celular, você não conseguirá recuperar os dados. Por isso, é indicada em último caso, quando não existe chance alguma de recuperar o aparelho.

Pronto, agora você já sabe o que fazer em uma situação como essa. Você, alguma vez, já teve o celular roubado ou perdido? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Segundo estudos, o nosso universo pode ser um holograma da física quântica

Artigo anterior

Cientistas descobriram como salvar o Gato de Schroedinger

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido