• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como Robert Pattinson se tornou o Batman

POR Letícia Dias    EM Notícias      05/06/19 às 14h30

Já fazem alguns dias desde que Robert Pattinson foi oficialmente anunciado como Batman. Há alguns meses antes, já circulavam especulações sobre o ator estar sendo sondado para o papel. Todavia, ninguém pareceu levar isso a sério. Antes da Warner Bros. finalmente determinar quem vestiria o uniforme do Homem Morcego após Ben Affleck, Pattinson não constava em nenhuma lista de possíveis intérpretes. Por isso a escolha do astro, equivocadamente associado à franquia de Crepúsculo, gerou tanta repercussão.

Desde o desligamento de Affleck do DCEU, a maior preocupação passou a ser o que aconteceria com o filme solo do Morcego. Não demorou para que Matt Reeves fosse divulgado como o novo diretor da produção. O longa chegou a receber um título, The Batman, funcional e objetivo, assim como o herói. Também foi informado que o filme apresentaria um conceito diferente dos utilizados por seus antecessores, seguindo uma atmosfera noir. As coisas pareciam finalmente estar caminhando mas, apesar das especulações dos fãs, ainda faltava o principal: o nome de quem daria vida à Bruce Wayne.

Todos acreditaram que a hora da verdade aconteceria no Festival de Cannes, onde Pattinson estaria na première de The Lighthouse, seu mais novo projeto. Porém, quando perguntado sobre os rumores de que ele seria o Batman, o ator apenas sorriu sugestivamente. Nenhuma confirmação. Bom, pelo menos não até sexta-feira passada, quando a Warner finalmente lançou na mídia o seu veredito: Robert Pattinson é o novo Batman da DC. Chegou a Era Batinson. Contudo, o que aconteceu nesse período de tempo entre os rumores e a efetivação do ator?

Reeves foi o primeiro a pensar no ator

Os especialistas descreveram a escolha do herói como um processo incrivelmente rápido. Eles levaram em consideração que a maioria das escalações para super-heróis incluem longas buscas entre dezenas de atores que fazem diversos testes. Foi o que aconteceu no caso do Superman e mais recentemente, do Homem-Aranha. A seleção do Batman foi muito tranquila. Isso aconteceu porque Reeves tinha uma visão muito específica e sabia o que estava procurando.

O cineasta foi contratado para escrever e dirigir a trilogia envolvendo o Morcego em fevereiro de 2017. Enquanto redigia a ideia inicial, ele já imaginava os atores. A definição de uma faixa etária para o herói foi crucial na escolha. O Batman desenvolvido por Reeves tem cerca de 30 anos de idade e está no início de sua jornada para  se tornar o detetive mais genial conhecido. Isso eliminou imediatamente Ben Affleck.

De acordo com a fonte do Hollywood Reporter, o cineasta considerou Pattinson primeiramente por seus 33 anos. Reeves nem sabia se o ator se interessaria pelo papel. Já que, desde o fim de Crepúsculo, o astro tem se dedicado à construir um currículo sólido em filmes independentes, menores e bem avaliados criticamente. E essa característica do ator de evitar trabalhar em blockbusters foi o que atraiu o diretor.

Robert Pattinson vs Nicholas Hout: A Escolha do Batman

Se para Reeves o diferencial do ator era trabalhar em projetos escolhidos à dedo, para a Warner a maior relevância foi Pattinson não ter relação com a Marvel Studios. Embora não haja questões contratuais que impeçam atores da Marvel de aparecerem em filmes da DC e vice-versa, os estúdios preferem polarizar as marcas por uma questão de marketing. Especulações disseram que foi essa questão que prejudicou a escalação de Nicholas Hoult.

O ator de 29 anos era o maior concorrente de Pattinson para o papel. Hoult é conhecido por seu recente trabalho como Hank McCoy, o Fera, na recente franquia dos X-Men. Porém, isso não foi o motivo da desclassificação do astro, já que esses filmes dos mutantes ainda não fazem parte do MCU. Na verdade, Reeves passou horas examinando o trabalho dos dois atores, e resolveu se encontrar com ambos em abril. O trabalho de Pattinson em Good Time e High Life insistia em voltar a atenção do diretor para ele. Todavia, Hoult também impressionou o cineasta com seu trabalho no indicado ao Oscar, A Favorita. Então qual foi o critério de desempate?

Testes e mais testes

Os dois atores eram os únicos candidatos ao papel. Durante a semana de 20 de maio, quando acontecia o Festival de Cannes, ambos fizeram testes de tela e caracterização em Burbank. Foi por isso que Pattinson não confirmou o papel antes, porque ele não havia sido escalado... ainda. Depois da estreia de seu filme no festival, Pattinson pegou um voo direto para Los Angeles para colocar o Bat-Traje e se apresentar para o último teste de Matt Reeves.

Pattinson e Hoult vestiram um terno de um filme anterior do Batman. Esse é um processo habitual nas seleções para os intérpretes do Morcego. Christian Bale, antes de sua estreia em Batman Begins, realizou seu teste vestindo o traje utilizado por Val Kilmer em Batman Forever, por exemplo. Foi assim que Reeves analisou quem incorporaria melhor o personagem e eliminou suas últimas dúvidas. Uma semana após o Memorial Day, Reeves e os executivos da Warner deliberaram suas escolhas. Na noite de quinta-feira, ligaram para os atores. No dia seguinte, o Batman da trilogia de Reeves havia sido divulgado.

A preparação de Batinson

As filmagens do filme têm previsão para serem iniciadas entre o final de 2019 e o começo de 2020. O desafio de Pattinson agora é entrar na pele do personagem. Embora ainda não saibamos se Reeves vai explorar a estética atlética do herói ou focar em sua agilidade e intelecto, o ator precisa estar em forma de qualquer jeito. Por isso, provavelmente a partir de agora, Pattinson iniciará uma rotina de treinos se preparando fisicamente para dar vida ao Cavaleiro das Trevas.

O filme está previsto para estrear em junho de 2021. Enquanto isso, podemos esperar atualizações quanto à escalação do resto do elenco, mas nós já temos alguns palpites. E você, o que achou da escolha de Pattinson para o papel? Que outros atores gostaria de ver no filme? Tem algum vilão em especial que não pode deixar de aparecer? Compartilhe sua opinião com a gente.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   CB     The Hollywood Reporter  
Imagens Warner Bros. DC
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+