• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como são as escolas e os uniformes escolares ao redor do mundo?

POR A redação    EM Lugares & Construções      03/05/16 às 16h13

Como são os colégios e os uniformes dos alunos ao redor do mundo? A escola é uma fase da nossa vida que nos traz muitos aprendizados e, principalmente, amizades.

Como são as merendas nas escolas públicas pelo Brasil, você sabe? Aqui no site do Ultra Curioso, nós já mostramos como é essa realidade para você.

Além disso, existem fatos históricos insanos que você não aprendeu na escola e não sabia. A escola é um lugar de muito estudo, de se fazer muitas amizades e obedecer a regras e exigências que muita gente acaba não concordando, como usar uniforme, por exemplo.

Aqui no Brasil, as escolas possuem uniformes para os alunos que se diferenciam bastante em  cada estado brasileiro. Mas como são os colégios e os uniformes escolares ao redor do mundo?

Nossa redação separou para você uma listinha com algumas escolas e uniformes ao redor do mundo. Será que são iguais em algum aspecto? Confira:

Uniforme na China:

cina

As escolas da China levam o estudo muito a sério e nada pode atrapalhar isso, nem mesmo um namoro com uma pessoa. Meninos e meninas não tem permissão para andarem juntos, menos ainda como casais, na escola.

Escola com pista de atletismo

chinapista1

Além do foco intensivo nos estudos, os chineses são muito incentivados a praticar todos os tipos de esportes. Nessa escola, por exemplo, eles implantaram uma pista de atletismo no teto do local de ensino.

Africa:

foto 1

Segundo o portal IG, as escolas estão reinventando a educação para adolescentes de bairros negros da África do Sul. Lá, muitas delas trabalham com a abordagem LEAP, onde estudam alunos negros que têm aulas durante toda a semana entre os períodos de 8h15 e 17h15.

Escola:

13out2015---em-duas-escolas---o-pepe-reviva-e-o-pepe-shekinah---o-projeto-ide-africa-reune-120-criancas-1444780196697_956x500

Aos sábados, eles possuem aula de manhã também. O foco nos estudos é mais centrado na matemática, ciências e inglês. Algumas escolas são regidas pelo ensino público e são conhecidas pela baixa qualidade de estrutura e salários para os professores.

Tailândia:

TOSHIBA Exif JPEG

Segundo o jornal Folha de São Paulo, na Tailândia, o sistema de ensino é baseado com raízes na ditadura militar, em especial um sargento instrutor. A regra nas salas de aulas por lá é a disciplina e a obediência forçada.

Escola:

moving-school-7V-930x450

Em uma escola pública de Samut Prakan, em Bancoc, os professores repreendem com bambu os alunos que estão com cabelos longos demais, além de terem suas unhas, meias e uniforme verificados se estão sujos, de outra cor (meias) ou com alguma parte da vestimenta violada.

Em entevista ao jornal, o vice-diretor Arun Wanpen, afirma que "os alunos devem todos ter a mesma aparência".

Vietnã:

se-1

De acordo com publicação do site da BBC, O governo do Vietnã criou um plano de Educação a longo prazo, investindo 21% de todos os gastos públicos voltados para a educação.

Escola:

Architizer-Awards-Binh-Duong-School

Os professores também ajudam os alunos com um plano de estudo com o objetivo de fazer com que eles desenvolvam mais seus conhecimentos de forma mais profunda e dominem habilidades básicas, além de saberem aplicar conceitos e práticas em contextos e não fiquem só condicionados a reproduzir o que aprenderam.

Reino Unido:
UK

De acordo com a pesquisa "Tracking International Graduate Outcomes" (2011, BIS), 88% dos estudantes reconhecem a educação do Reino Unido como sendo de alta qualidade e alegam estar satisfeitos com a experiência de aprendizado.

Escola:

cb

O ensino lá é bastante elogiado por conta da base interativa que os professores mantém. Lá, o aluno tem a liberdade de explorar tanto a sua criatividade quanto todas as suas ideias.

Eles são incentivados a fazerem suas próprias pesquisas e a trabalhar em grupo com outros estudantes.

Japão:

foto 1

A educação no Japão é considerada exemplar para o mundo, segundo especialistas. Segundo publicação do portal G1, os alunos limpam até o banheiro da escola para aprenderem a valorizar o patrimônio que estudam e a ter responsabilidades e consciência social para preservar o que é público para as próximas gerações.

Escola:

72e5ac3cd766d5e58fdc38f8a1842632_s

Lá, os alunos limpam a escola divididos em grupo, onde cada um fica responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza dos corredores, sala de aula, banheiros e até as escadas, em um sistema de rodízio que é orientado pelos professores.

bbc-01

O que achou destes uniformes escolares e estas incríveis escolas? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Via   G1     educationuk     BBC     Folha de São Paulo     IG     BBC     uol  
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+