Curiosidades

Como são as perguntas feitas para se entrar em Oxford? Uma das Universidades mais requisitadas do mundo?

0

A Universidade de Oxford é uma das mais prestigiadas do mundo, desejada por muitos estudantes e pesquisadores. Para poder conseguir uma vaga não é nada fácil e suas provas de admissão são realmente curiosas. A universidade publicou uma amostra das perguntas e provas de acesso ministradas pelos professores durante as entrevistas dos processos de seleção de novos alunos.

São perguntas um tanto quanto insólitas, como: Por que os humanos possuem dois olhos? ou Por que muitos animais tem listras? e, ainda, E a poesia, deve ser difícil de entender?. Se tratam de perguntas que, a princípio, podem nos deixar perplexos mas, de acordo com o diretor de admissões da Universidade, são exatamente o tipo de questões que oferecem a oportunidade de saber se os candidatos são capazes de raciocinar rapidamente sobre algo inesperado.

Não apenas, esses testes também mostram se o candidato é capaz de pensar por conta própria, de maneira criativa sem a necessidade de recorrer aos estudos aprendidos ao longo de sua vida escolar que foram memorizados. Uma pergunta como a de por que alguns animais tem listras poderia indicar um futuro aluno da área de Ciências Biológicas. O objetivo é observar se o candidato é capaz de relacionar seu conhecimento e adaptá-lo ao contexto da adaptação animal e a vida na terra, além do sucesso e fracasso das mesmas.

01

Nenhuma surpresa seriam questões a serem comentadas sobre a decisão de J.K. Rowling, a criadora do sucesso Harry Potter, de escrever para adultos. No caso de futuros estudantes de História, saber quanto se poderia descobrir ao investigar o passado da humanidade sendo que os únicos documentos com os quais poderiam contar fossem relacionados a esportes, filmes, música e/ou teatro. Sempre na intenção de observar a capacidade imaginativa e criativa dos alunos.

02

Esse é o tipo de entrevista que, provavelmente, os candidatos nunca teriam passado em suas vidas, além de ser uma maneira de demonstrar sua real capacidade e potencial em um desafio que irá testar se são capazes ou não de usar seus conhecimentos e aplicá-los a novos problemas.

03

De acordo com a própria Universidade: “As entrevistas são uma conversa acadêmica em uma área de assunto entre tutores e candidatos, semelhante a um tutorial de graduação. E como os tutorias, as entrevistas são projetadas para forçar os estudantes a pensarem, e não a darem respostas prontas ou concretas.”

04

Então pessoal, o que acharam desse método de ingresso em uma Universidade? Acham que conseguiriam entrar, caso dependesse apenas dessa entrevista? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

15 ilustrações que provam como o mundo moderno é absurdo

Matéria anterior

7 maiores mentiras que contamos para nós mesmos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.