Curiosidades

Como são feitas as bolinhas de gude?

0

Vocês já brincaram com bolinhas de gude? Essas pequenas esferas que alegraram a infância de milhões de crianças ao redor do mundo também são batizadas de berlinde. Esse brinquedo pode ser feito de vidro maciço, argila, aço e até de uma pedra chamada ágata. A história desse brinquedo remete ao tempo do Egito Antigo e da ascensão de Roma. De acordo com achados arqueológicos, pequenas bolas de pedra, identificadas como bolinhas de gude, foram encontradas em escavações perto de Mohenjo-daro. Local onde habitava um dos primeiros povoados urbanos do mundo.

Não se sabe ao certo quem foi o inventor das bolinhas de gude. Entretanto, os moldes atuais do brinquedo foram criados pelos alemães. As bolinhas de gude só se popularizaram mundialmente quando começaram a serem produzidas em massa. Isso aconteceu nos Estados Unidos em 1870. As bolinhas de gude eram vendidas por preços bastante acessíveis, o que ajudou a popularizar o brinquedo.

Fabricação das bolinhas de gude

Muito diferente das crianças de hoje, as crianças dos anos 80 e 90 se divertiam muito com bolinhas de gude. O modelo mais comum no Brasil é aquele feito de um tipo de vidro que permite muitos efeitos coloridos. Mas, como diabos elas são feitas? Vocês já se perguntaram?

As bolinhas de gude são feitas usando muitas técnicas. Eles podem ser categorizadas de duas maneiras: feitos à mão e feitas em máquinas. No início elas eram feitas apenas à mão. As bolinhas feitas de pedra ou marfim eram moldadas através de uma moagem. Os modelos de argila, cerâmica ou porcelana podem ser feitos rolando o material em uma esfera e, em seguida, deixando secar.

As bolas de gude feitas de argila eram enroladas em bolas, depois esmaltadas e colocadas em um forno com baixas temperaturas, criando uma esfera imperfeita e opaca. Esse modelo não é produzido no Brasil, mas já foi muito popular em outros países. As bolinhas de vidro, que são as mais populares por aqui, são moldadas através da produção de varas de vidro. Elas são empilhadas juntas para formar o padrão desejado, depois corta-se a haste com uma tesoura de especial. Após isso elas são devidamente arredondadas enquanto ainda estão maleáveis.

Bolinhas coloridas

Um fato interessante é que as bolinhas coloridas tem um processo de produção um pouquinho diferente. Primeiro é feito o pré-aquecimento de um vidro claro. Depois, quebra-se um pedaço de vidro colorido. Após o vidro claro passar a noite derretendo, ele é misturado com um punhado de vidro colorido derretido. São usados vários fios coloridos para decorar os núcleos da esfera de vidro transparente. O artesão coloca um punhado de vidro claro na haste e o molda com jornal molhado.

Depois de moldado, ele rola a massa em vários fios de vidro colorido pré-aquecidos e coloca de volta no forno. O mesmo processo é repetido cerca de três vezes. Depois passa-se o vidro quente na mesa de metal para alisar a superfície.

Depois desse processo é adicionado vidro claro em cima. Com outra ferramenta, ele alonga o vidro em mais ou menos 45 centímetros. Isso vai ser usado para fazer várias camadas. Para fazer a segunda camada, passa-se por um segmento de dois dedos em ‘fitas’ de vidro colorido. Depois de colocar no forno para derretê-las, as ‘fitas’ são alisadas com um alicate e retira-se o excesso no final.

Depois de todo o processo trabalhoso, a bolinha é colocada no forno em uma temperatura de 530 ºC. O forno esfriando devagar durante à noite para fortalecer o vidro.

Campeonato

Sabia que até existe um campeonato mundial de bolinhas de gude? A disputa mundial é realizada em Tinsley Green , West Sussex, Inglaterra, todos os anos desde 1932. Tradicionalmente, a temporada de bolas de gude começa na quarta-feira de cinzas e dura até meio-dia na Sexta-feira Santa. Os ingleses acreditam que jogar depois desse horário traz má sorte.

Mais de 20 equipes de todo o mundo participam do campeonato todos os anos. Equipes alemãs são as grandes campeãs desde o ano 2000, embora as equipes locais de Crawley, Copthorne e outras aldeias de Sussex e Surrey também tenham destaque. O primeiro campeão mundial de bolinhas de gude foi uma mulher chamada Ellen Geary, uma jovem de Londres.

E aí, já sabiam como a bolinha de gude é feita? Comentem!

Elenco de 13 Reasons Why espalhou muito amor na parada do orgulho LGBT de San Francisco

Matéria anterior

Homem-Aranha apareceu em Homem de Ferro 2 e você nem viu

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos