Como são os banheiros no Japão?

POR Magno Oliver    EM Mundo Afora      06/07/15 às 18h37

Alguns deles são muito sujos, mal cuidados, outros muito limpos, bem construídos, muito utilizados, pouco utilizados e por aí vai. Estamos falando do lugar que você vai todo ou quase todos os dias de sua vida, o cantinho retangular chamado banheiro. Já mostramos para você uma matéria bem bacana sobre os 17 banheiros masculinos mais criativos do mundo.

Se acessando nossa matéria dos 17 banheiros mais criativos do mundo você já percebeu que alguns banheiros masculinos são sensacionais, vendo a matéria que vamos te mostrar, você vai ficar espantado sobre os diferentes hábitos que as pessoas praticam nesse recinto. Você conhece um banheiro japonês? Eles são considerados um dos melhores e mais interessantes do lado ocidental do globo.

Os banheiros dos japas são cheios de tecnologias, painéis de comando de todos os tipos, sistemas ecológicos inteligentes, entre outros itens, que são extremamente diferentes dos de qualquer banheiro de qualquer canto do mundo. Separamos para você um pouco de como são os banheiros japoneses que você vai ficar espantado com tamanha modernidade, tecnologia e exemplos de lugares bem cuidados.
Veja na matéria:

1 - Você faz o número 2 e jamais é vítima do fedor

153

Nos lares japoneses, o mau cheiro é zero quando você precisar fazer o número 2. Existe um sistema que é interligado ao vaso que, além de borrifar cheiros agradáveis, libera ozônio. Essa substância é a forma mais eficiente de eliminar qualquer odor em questão de segundos.

2 - Um banheiro pode ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo

e63848bc251581277eaf0a1483ecf51297956ea91bfc1a044354b8e3e48940f8

No Japão, o sistema de banheiros é diferente. Tudo fica em um mesmo ambiente, só que é tudo bem divididinho. A banheira, o chuveiro e o vaso sanitário ficam em cômodos diferentes. Os cômodos lá são projetados para serem bem grandes e, assim, abrigarem os outros utilitários em um espaço mais confortável e possibilitando que mais pessoas utilizem o chuveiro ou o vaso enquanto alguém usa a banheira. É bem diferente do Brasil, por exemplo, onde tudo fica no mesmo ambiente.

3 - A água da banheira é controlável em qualquer temperatura que você desejar

36

Os japas são pessoas que gostam de tudo bem pensado e detalhado no que vão fazer. O banheiro deles possui controle de temperatura da água. Se você quiser a água bem quentinha o tempo todo é possível, se quiser bem morninha ou gelada, também é fácil de ajeitar e só curtir o seu banho.

4 - Existe um sistema de secagem de roupas sobre a banheira

banheiro-inteligente-3

Você pode secar as suas roupas molhadas enquanto toma um banho quente na banheira. Basta acionar o controle.

5 - A água da banheira é reutilizada

2

É tudo muito bem pensado por lá, já te avisamos. Eles utilizam a água da banheira depois de seus banhos exatamente para evitar o desperdício de água e para ter um aproveitamento máximo dos recursos naturais que possuem. Lavar a roupa, por exemplo.

6 - Os chuveirinho são completos

aug-2013-japanese-toilet-bidet

 

Você pode mudar a temperatura da água e até o posicionamento da ducha e tudo feito pelo controle remoto. Cerca de 72% dos banheiros japoneses já possuem o acessório. O objeto realiza uma lavagem completa e é instalado no próprio vaso podendo controlar e selecionar a velocidade que desejar da ducha.

7 - Os assentos são aquecidos

washlet-e200

Os japoneses habitam lugares muito frios e, pensando nisso, inventores resolveram desenvolver um assento aquecido. Os sistemas são baseados em mecanismos que contam com sensores de proximidade, onde aquecem mais ou menos quando alguém levanta ou abaixa a tampa.

8 - Antes de entrar na banheira, é necessário banhar antes

12

Higiene é fundamental e obrigatória antes de entrar na banheira de uma residência japonesa. Eles levam a limpeza do banheiro no mais alto rigor. É preciso que você lave todo o seu corpo antes de adentar uma banheira. O motivo é questão cultural e também porque eles reaproveitam a água da banheira para outros fins, como lavar roupa etc.

9 - Você tem que comprar seu próprio papel higiênico

1627998184163711

Papel higiênico não é tão disponível assim como acontece em outros países. Máquinas de venda ficavam posicionadas em lugares de grande movimentação pública. Os japoneses tinham que comprar seus próprios papeis, porque o governo não disponibilizava dentro das cabines públicas de uso coletivo.

10 - Pias para lavar as mãos que aproveitam a água para descarga

pia_reciclagem_agua_descarga

Eles pensam bastante na economia de água e a reutilização do líquido. Os japoneses aproveitam a água usada na lavagem das mãos para ser usada na hora da descarga.  A água que é utilizada é voltada para encher o reservatório da descarga. Quando alguém utiliza o vaso, a água é dispensada na descarga. Ponto para a economia no uso de recursos naturais disponíveis e economia certa na conta da água.

 

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+