Curiosidades

Como seria o mundo se o teletransporte existisse?

0

A maioria das pessoas gosta de viajar e conhecer outros lugares, mas às vezes têm preguiça de todo o preparo da viagem e do longo percurso a ser percorrido. E com certeza, todos nós já pensamos em como seria mais fácil se conseguíssemos viajar por teletransporte. Evitar, trânsito, perda de tempo e estar no destino desejado em questão de segundos.

Mas trabalhar em Tóquio, almoçar na Cidade do México e terminar o dia em Nova York parece coisa que só acontece em filmes de ficção científica. Até agora! Os cientistas estão começando a descobrir tecnologias que podem ser capazes de trazer o tão sonhado teletransporte para fora do âmbito da ficção e transformá-lo em realidade.

A forma mais provável na qual isso se tornaria realidade e os humanos poderiam começar a se teletransportar seria através de uma coisa chamada teletransporte quântico. Esse teletransporte envolve a varredura de um objeto e a transmissão da sua informação para outro lugar que usará essa informação para remontar aquele objeto com diferentes moléculas e átomos.

E para que esse teletransporte funcionasse em humanos, isso significaria que o mundo poderia ser muito diferente do que nós conhecemos atualmente. Por exemplo, as pontes e estradas acabariam se tornando terras abandonadas e cidades cheias poderiam se tornar uma coisa do passado. Além disso, a exploração espacial poderia acelerar em um ritmo que nós mesmos não estamos preparados para lidar.

E tudo isso começa com uma pequena coisa chamada entrelaçamento quântico. Ele envolve unir as partículas e deixá-las conectadas mesmo em grandes distâncias. Quando essas partículas estão emaranhadas, isso quer dizer que elas são forçadas a manter estados mutuamente exclusivos e por isso se soubermos o estado de um, saberemos o estado do outro.

Explicando isso em outras palavras, seria como se você pedisse um hambúrguer de carne de vaca e um hambúrguer de frango e claramente não soubesse qual é qual sem abrir cada uma antes. Mas quando você abrisse uma delas e visse qual era a do hambúrguer, você automaticamente saberia o que está na outra caixa, não importando o quão longe ela estivesse.

Parece complicado, mas quando duas ou mais partículas ficam emaranhadas isso significa que conseguimos teletransportar informações entre elas. E pesquisadores da China conseguiram provar que isso realmente funciona transferindo propriedades de uma partícula para um satélite no espaço.

Pessoas

O nosso corpo é composto de bilhões de átomos e cada um é um conjunto de dados que descreve o tipo de átomo, localização, estado de energia e outras coisas. Na teoria, é possível escanear a informação atômica de um corpo humano, teletransportá-lo para algum lugar e reconstruí-lo do mesmo jeito.

Mas não é tão simples assim. Para que fosse descoberto o estado físico de cada átomo que faz uma pessoa, ela teria que ter o corpo todo desintegrado, o que quer dizer que toda vez que alguém se teletransportasse, seria como se estivesse cometendo suicídio e renascendo em outro lugar.

Por esse motivo, o emaranhado quântico é um processo delicado de se mexer e por isso ninguém transmitiu tanta informação sobre o tema ainda. Além do que, o teletransporte humano, nesse ponto, seria uma missão suicida.

Naruto introduz primeira vilã cibernética da franquia

Artigo anterior

7 atos de bondade que aconteceram durante a 2° Guerra Mundial

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido