Curiosidades

Como seria o mundo se tivesse apenas 100 habitantes?

0

A Terra é um território vasto e complicado que funciona como lar para bilhões de pessoas (na verdade, para todas que já tivemos conhecimento até hoje). Às vezes, pode ser difícil entender como a população está dividida e quem são os habitantes de nosso planeta.

Para entender isso, podemos tentar reduzir toda a população de 7,5 bilhões de pessoas para um número reduzido de apenas 100, mantendo todas as proporções que encontramos atualmente em nosso mundo.

Se a gente dividir esse pequeno grupo, ficaríamos com 50 mulheres de um lado e 50 homens do outro, mas onde estariam essas pessoas? Quantas delas seriam crianças? No que cada um acreditaria e que idioma falaria? Será que essas pessoas têm acesso à educação e moradia?

Divisão

Como já foi dito, dividindo o grupo entre gêneros, teríamos metade de homens e metade de mulheres. A maioria desse grupo moraria na Ásia. Ali, estaria um total de 59 pessoas em contraste com apenas 16 vivendo na África, 14 na América (oito no norte e seis no sul), dez na Europa e apenas uma na Oceania.

Espalhados pelos continentes, 19 pessoas seriam chineses e 18 indianos, muito acima de quaisquer outras nacionalidades. Depois dos asiáticos que formam a maioria da população, teríamos seis nascidos nos Estados Unidos, três no Brasil, dois na Rússia e um na Alemanha. Os outros 53 restantes seriam cidadãos dos demais 187 países do mundo.

A maioria das pessoas seria de jovens abaixo de 35 anos (58 estariam nessa faixa), sendo que nove teriam menos de quatro anos e o restante dividido em partes praticamente iguais em três faixas etárias (de 5 a 14 anos, de 15 a 24 anos e de 25 a 34 anos). Entre adultos e idosos, a grande maioria (20 pessoas), estariam entre 35 e 49 anos, 14 com 50 a 64 e apenas oito habitantes acima de 65 anos.

Hábitos

Entre todas as pessoas do mundo, a maioria seria seguidora do cristianismo. Enquanto 31 pessoas teriam essa fé, 23 seguiriam o islamismo, 15 o hinduísmo e sete o budismo. Entre os outros, nove teriam religiões diversas e 15 se declarariam ateus ou seu nenhuma religião.

Já quando o assunto é a língua de comunicação dos povos, o maior grupo falaria mandarim. Apesar disso, apenas 14 pessoas de todas as cem seriam capazes de compreender a língua. Em seguida, 13 poderiam compreender inglês, nove hindustano, oito espanhol e cinco árabe. Para mais da metade da população restante (51 pessoas), haveriam mais de sete mil outras línguas!

E entre todos eles, apenas 14 seriam analfabetos, com 86 capazes de ler e escrever.

Condições básicas

Saber escrever, no entanto, não é sinônimo de uma educação completa nesse mundo (que é uma cópia do nosso, é bom lembrar). Dos cem habitantes, 73 teriam acesso a a uma escola e 27 ficariam sem estudar. O número de formados no ensino superior, no entanto, seria muito menor. A maioria esmagadora (93 pessoas) não chegaria a ter um diploma numa universidade, privilégio reservado a apenas sete pessoas no mundo inteiro.

A falta de curso superior, entretanto, não significa uma crise generalizada, já que teríamos apenas nove desempregados entre todas as cem pessoas. Os 91 restantes estariam trabalhando ou não seriam considerados mão de obra em potencial, como no caso de crianças, idosos ou incapazes.

A grande maioria também teria acesso a uma residência, com apenas uma pessoa morando na rua. Porém 21 daqueles que possuem casa estariam vivendo em condições bem precárias.

Renda e saúde

A situação fica bem complicada quando a gente para pra observar quem tem o dinheiro nesse mundo com apenas cem pessoas. Ainda que a minoria esteja desempregada, apenas uma pessoa em todo o mundo teria uma renda anual de mais de US$1 milhão e teria acesso a 50% do dinheiro do mundo inteiro.

A má distribuição de renda pode ser responsável para um grave problema. Dos cem habitantes do planeta, 40 não teriam acesso a um sistema de saneamento básico. O número fica ainda mais impressionante se a gente comparar com a quantidade de pessoas que teriam acesso a um celular: 80.

Para terminar, só mais uma curiosidade interessante: das cem pessoas do planeta, duas se chamariam Mohammed, o nome mais comum do mundo inteiro.

O que achou das informações de um mundo tão pequeno? Assim fica um pouco mais fácil compreender a nossa realidade, não é mesmo? Qual dado mais te impressionou?

5 provas de que Homem de Aço é um excelente filme de super-herói

Artigo anterior

Essa tribo tem uma prática contra seus inimigos que é de dar calafrios

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido