icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça a capital dos feios

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 31/12/19 às 14h43

capa do post Conheça a capital dos feios

O Brasil é conhecido mundialmente por suas belezas naturais e também pelas belas mulheres. Embora a beleza seja algo relativo, vivemos dentro de uma sociedade que padroniza a beleza. Então, tudo o que não se encaixa nesse padrão estético, é considerado feio. Mas nem sempre isso é algo ruim, pelo menos, não nessa cidade italiana, que ficou conhecida como a capital dos feios.

Em um lugarzinho bem escondido, em um vale entre a cordilheira dos Apeninos e o Mar Adriático, no centro da Itália, fica a cidade de Piobbico. Embora Piobbico seja um belo exemplo de uma cidade medieval tradicional, cheia de grandes edifícios de pedra, cercados por florestas exuberantes, ela não é famosa por isso. Com um cenário perfeito, a cidade é famosa pela "feiura" do seu povo. Isso mesmo, a cidade é tida como a capital mundial dos feios, e engana-se quem pensa que eles tem vergonha disso. Muito pelo contrário, eles são muito orgulhosos desse título.

Capital dos feios

Desde 1879, a cidade de cerca de 2 mil pessoas abriga o Club Dei Brutti ("O Clube dos Feios"). Essa é uma associação na qual os membros acreditam que "uma pessoa é o que é, não o que a sua aparência mostra".

Com o passar dos anos, o que começou como uma ideologia, cresceu para se tornar um movimento mundial. Hoje, a Associação Mundial das Pessoas Feias já conta com mais de 30 mil membros, espalhados por 25 países.

Inicialmente, o Club Dei Brutti foi idealizado para ser um serviço de encontros para mulheres solteiras de Piobbico. Conforme o grupo crescia, os moradores locais assumiram a missão de lembrar à sociedade, que a beleza interior é mais importante do que a beleza física.

Em 2007, Piobbico inaugurou uma estátua, dedicada à pessoas feias na praça central da cidade. "A feiura é uma virtude, a beleza, uma escravidão', esse é nosso mote", diz o presidente do clube, Giovanni Aluigi.

Clube dos feios

Hoje em dia, é muito fácil se tornar parte do clube dos feios. Para fazer parte, os membros mais antigos precisam apenas julgar e classificar a "feiura" dos membros em potencial. Esse julgamento pode variar de "não especificado" até "extraordinariamente feio".

Porém, os membros do grupo não são necessariamente feios. Isso porque o clube está mais interessado em celebrar a beleza interior e não a exterior. E mais do que isso, eles não se preocupam com o que os outros pensam.

Anualmente, no primeiro domingo do mês de setembro, pessoas de todo o mundo se reúnem para participar do Festival Anual dos Feios de Piobbico. No evento, os membros elegem o presidente do clube, inscrevem novos membros. E ainda comem trufas, polenta e massas de origem local. Uma celebração tradicional da feiura.

Em um país, que enfatiza tanto o papel de uma bela figura ("bela impressão"), como a Itália, Piobbico está provando ser um lugar autêntico e nenhum pouco convencional.

Enfim, o que você achou dessa cidade? Já tinha ouvido falar sobre a capital dos feios? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   G1  
Imagens G1 Vice
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest