Mundo Animal

Conheça a Harpia, um dos maiores pássaros do mundo

0

Muitas pessoas, ao verem uma harpia, pela primeira vez, ficam impressionados pelo seu tamanho. Principalmente, se a pessoa tem o privilégio de contemplar este animal pessoalmente. A harpia (Harpia harpyja) também é conhecida como gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, cutucurim e uiraçu-verdadeiro. No Brasil, elas são mais conhecidas como Gavião-real.

Esta é uma das mais pesadas e uma das maiores aves de rapina do mundo. Sendo ela uma ave carnívora. Ela é encontrada em países como o México, Brasil, Argentina, Colômbia e algumas partes da América Central. Esta ave de rapina é uma poderosa predadora e se alimenta de pequenos mamíferos e outras aves. A envergadura de suas asas chega a medir 2,5 metros e ela pode chegar a pesar cerca de 10 kg. Ela é considerada a maior águia das Américas.

As harpias adultas possuem dorso cinza-escuro e seu peito e abdômen apresentam um tom de branco. Seu pescoço é envolto em um ‘colar’ de penas negras. Um penacho bipartido adorna ainda a cabeça da ave. As aves jovens costumam ter plumagem clara, podendo variar do cinza claro ao branco. Elas costumam levar de 4 a 5 anos para alcançar um plumagem adulta.

Estes animais são muito populares na internet. Na rede social Reddit, por exemplo, uma compilação de fotos de harpia, em menos de 20 horas, recebeu mais de 91.600 votos. A mesma imagem, no Imgur, foi vista 120 mil vezes, em um período de tempo semelhante. Os internautas chegaram a brincar dizendo que as harpias pareciam pessoas vestindo fantasias de pássaros.

Harpias costumam fazer as copas das árvores em florestas tropicais a sua morada. No entanto, devido a destruição das florestas e de seu habitat, esse animal se encontra ameaçado. Restando menos de 50 mil exemplares da ave, em todo o mundo.

Ave poderosa

As harpias chegam a viver em média 40 anos. No Brasil, essas aves costumam ser encontradas na região amazônica, em meio à mata cerrada. Apesar de seu tamanho, as harpias são aves discretas. Elas ficam à espreita, em busca de presas por longos períodos. Possuindo asas amplas e esféricas, depois que elas localizam suas presas, elas se deslocam com grande agilidade.

Elas conseguem capturar suas presas tanto nas árvores, quanto no solo. Os machos e fêmeas possuem tamanhos diferentes. Curiosamente, as fêmeas costumam ser maiores que os machos. Por isso, elas costumam caçar presas de tamanhos diferentes. Os machos, por serem menores, portanto, mais ágeis, costumam escolher, como refeição, animais de pequeno porte terrestres.

Já as fêmeas, maiores e mais lentas, costumam capturar, para o jantar, bichos como cachorros-do-mato, veados, quatis, gambás e tatus. Além de aves como seriemas, araras e mutuns, e alguns répteis. E não se espante, caso, em algum momento, você se deparar com uma dessas aves, carregando pelos céus, animais tão grandes quanto macacos e preguiças.

Muito de toda essa destreza para caça, pode ser creditado às suas afiadas e bem desenvolvidas garras. Suas unhas do halúx podem chegar a medir 7 cm. O que permite a essas aves capturar presas com mais de 6 kg.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente,  não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Tente acertar os nomes desses 10 animais bizarros da fauna brasileira [Quiz]

Artigo anterior

De onde saíram as hienas da Arlequina em Aves de Rapina?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido