• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça as bicicletas que purificam o ar enquanto você pedala

POR Bruno Dias    EM Ciência e Tecnologia      20/03/19 às 16h58

Todo mundo tem uma fase em que adora andar de bicicleta e realmente se esforça para aprender a executar bem essa tarefa, enfrentando de bom grado até os tombos. Mas com a chegada dos compromissos e, especialmente da vida adulta, é comum que muita gente deixe esse brinquedo, ou mesmo transporte, de lado.

A bicicleta tem vários benefícios para a saúde da pessoa que a pedala, além de também ajudar o meio ambiente. Mas mesmo não fazendo mal para o meio ambiente, o designer holandês Daan Roosegaarde anunciou a próxima fase do seu projeto chamado Smog Free Project. Se trata na verdade de uma bicicleta que absorve o ar poluído e o libera de volta na forma de uma nuvem ao redor do ciclista.

A empresa de design Studio Roosegaarde, que é a que Roosegaarde está trabalhando junto, tem escritórios em Roterdã e Pequim. A ideia para esse projeto veio há pouco mais de três anos enquanto o designer olhava por sua janela em Pequim. Isso porque no sábado é possível ver o horizonte da cidade. Enquanto nos dias da semana é super tampado e envolto por poluição.

Em 2013, foi quando Roosegaarde propôs a primeira vez um projetoa para que os contaminantes do ar fossem removidos. E com essa ideia, veio a purificação do ar da torre. Isso depois de terem feito uma campanha no Kickstarter, como se fosse uma vaquinha online, e desta ter sido bem sucedida. A ideia tomou forma e está hoje em um parque público em Tianjin.

O Smog Free Tower, como é chamado, utiliza a ionização positiva para remover partículas do ar que circulam e expelem o ar purificado através de suas aberturas laterais. Essa mesma tecnologia será aplicada, em teoria, nas bicicletas que também conseguirão purificar o ar.

"As bicicletas sempre foram um símbolo de vida favorável à energia e reduzem o congestionamento, mas essa moto tem uma função dupla ao limpar o ar enquanto dirige", diz Roosegaarde.

"Para mim, o design nunca foi criar outra cadeira ou outra mesa. Devemos usar a criatividade para melhorar a maneira como vivemos", continua.

Funcionamento

O funcionamento das bicicletas projetadas pelo artista holandês sugariam o ar contaminado e usariam uma ionização positiva para que ele fosse purificado e depois disso, devolvido à atmosfera.

E com essa invenção, as pessoas terão um incentivo a mais para quererem usar esse tipo de transporte, que além de não poluir mais o meio ambiente, ajuda a fazer com que ele fique mais limpo. E além de ser uma coisa simples, prática e com uma tecnologia inovadora.

"Cidades mais saudáveis ??e inovação urbana sempre estarão conectadas a investimentos governamentais em larga escala. Mas estou muito impaciente para esperar que a mudança caia. O governo faz de cima para baixo, e designers, universidades e ONGs fazem isso de baixo para cima, e esperamos que nos encontremos no meio", diz Roosegaarde.

"É claro que uma torre e algumas bicicletas não resolverão o problema da poluição do ar, mas bicicletas sem poluição são uma ideia excitante que, com sorte, ativará as comunidades para criar cidades mais verdes. Nossas aspirações estão sendo redefinidas no futuro, o maior luxo não será uma bolsa Louis Vuitton. Será ar limpo", conclui.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Nation  
Imagens Nation
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+