icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça as vencedoras do Concurso de Ilusões de ótica de 2019

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 26/12/19 às 12h00

capa do post Conheça as vencedoras do Concurso de Ilusões de ótica de 2019

Ilusões de ótica são imagens que "enganam" o sistema visual humano, fazendo-nos ver coisas, que não são reais, ou vê-las de outro modo. Algumas ilusões de ótica são de caráter fisiológico, e outras podem ser de caráter cognitivo. As ilusões de ótica podem ser uma ótima ferramenta, que pode ser usada para entender melhor como compreendemos a nossa realidade. Sem contar que podem revelar ainda mistérios, de como o nosso cérebro funciona, na hora de nos mostrar determinada imagem.

No começo dessa semana, foram divulgadas as melhores ilusões de ótica do ano. As obras foram escolhidas, em um concurso que acontece todos os anos, chamado de A Ilusão do Ano. O conceituado concurso de ilusões é fruto de uma parceria com o Laboratório de Neurociência da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Entre as 10 finalistas, foram escolhidas as três melhores ilusões de ótica do ano. Confira a seguir, quais são elas e o que as tornam tão especiais.

O concurso

No geral, as ilusões de ótica também podem ser divertidas, e são na maioria das vezes. Quase como uma expressão lúdica e psicodélica. Assim, observá-las, pode ser uma experiência visual e cerebral, bastante interessante, e uma ótima forma de entreter as pessoas e prender a sua atenção.

No concurso, chamado A Ilusão do Ano, mais de 100 trabalhos foram inscritos para participar dessa edição. As ilusões inscritas foram criadas por designers, psicólogos e neurocientistas. Os juízes da premiação buscaram pelas três melhores ilusões de ótica, baseando suas escolhas em uma série de parâmetros. Todos eles fundamentados na imagem, na experiência e principalmente na complexidade da obra.

Na edição de 2019, foram escolhidos 10 trabalhos como finalistas, dos quais três desses, obtiveram os primeiros lugares. Entre eles, estão os trabalhos que mostram um alto nível de qualidade, nunca vistos nos anos passados, de acordo com a opinião dos juízes.

As melhores ilusões

O primeiro lugar ficou com a ilusão de ótica chamada Eixo Duplo, um trabalho excepcional, do designer de jogos Frank Force. No pequeno vídeo, criado por ele, aparece uma figura, que gira em torno de seu eixo vertical, e ao mesmo tempo, na horizontal. É difícil não ficar hipnotizado pela imagem.

Force, o vencedor dessa edição do concurso, definiu a sua obra como um "movimento ambíguo que brinca com o fenômeno que inferimos da terceira dimensão a partir de informações bidimensionais".

O segundo lugar ficou com o neurocientista, da Universidade de Tóquio, Haruaki Fukuda. Ele apresentou uma ilusão, chamada Mudança de Cor. No vídeo, é possível ver que os pontos que aparecem são vermelhos e verdes, conforme caem. Porém, quando o movimento segue na direção da esquerda para a direita, os pontos ficam amarelos.

Já o terceiro lugar vencedor, foi dado para a ilusão de Círculos Rotativos, que é um trabalho em parceria dos neurocientistas, Ryan Mruczek e Gideon Paul Caplovitz. Nessa ilusão, é possível ver o movimento de um círculo central, que nunca para de girar. E ele está cercado por outros círculos, que também seguem o movimento principal. De acordo com os seus criadores, o efeito tem melhores resultados, quando observado com a visão periférica.

E você, o que achou dessas ilusões de ótica? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest