• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a briga entre irmãos mais famosa da história que gerou Adidas e Puma

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      23/08/18 às 14h14

Os irmãos Adolf e Rudolph Dassler, na década de 1920, eram sócios em uma empresa chamada Dassler Brothers Sports Shoe Company. A companhia tinha sede em Herzogenaurach, na Alemanha. Adolf desenvolvia os sapatos, enquanto a parte de comercializá-los ficava sobre os encargos de Rudolph. Os irmãos até mesmo foram filiados ao partido nazista de Hitler.

No entanto, a união deles começou a se dissolver por diversas razões e uma grande rivalidades começou a surgir. Uma briga de família pôs fim a sociedade dos Dassler, fazendo com que cada um deles adquirisse sua independência comercial e abrisse suas próprias fábricas. A rivalidade dos irmãos era tão forte que chegou a dividir a cidade e durou por cerca de 60 anos.

Adidas vs. Puma

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade em que os irmãos Dassler moravam foi bombardeada, obrigando-os a dividirem o mesmo teto a fim de se protegerem dos horrores da guerra e cuidarem uns dos outros. Suas esposas não se davam muito bem, e muitos atribuem o começo dos conflitos entre os irmãos por desavenças provocadas por elas.

No dia em que eles se reuniram em um abrigo antibombas, a esposa de Adolf teria dito uma frase que foi interpretada como uma ofensa a Rudolph e sua esposa. A mulher teria dito que "os bastardos estão de volta". Mais tarde, Rudolph foi convocado para o serviço militar. Para ele, isso havia sido planejado por seu irmão e sua esposa, de forma que ele ficasse afastado dos negócios.

Somente em 1948 é que os irmãos deram cabo a sua sociedade. Adolf criou a Adidas - junção de seu apelido Adi com seu sobrenome Dassler. E Rudolph deu vida a Puma. O nome foi escolhido porque Rudolph acreditava que o nome soava atlético. Os empregados que trabalhavam na antiga sociedade dos Dassler foram divididos por igual.

As sedes de suas novas empresas foram construídas em locais opostos da cidade, o que acabou fazendo com que os consumidores ficassem divididos. Até mesmo os comerciantes locais acabaram entrando na disputa, uma vez que só podiam vender sapatos de uma das marcas.

A cidade em um determinado momento da história passou a ser conhecida como "a cidade dos pescoços tortos", já que antes de iniciar uma conversa, as pessoas primeiramente olhavam para os sapatos umas das outras para averiguar em que "time" elas jogavam.

Somente em 2009 é que toda essa rivalidade recebeu uma trégua. Um jogo amistoso de futebol fez com que colaboradores de cada uma das marcas se enfrentassem em campo. Porém, quando morreram, os irmãos Dassler foram enterrados no mesmo cemitério, mas em extremidades opostas.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   TIME     Fortune  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+