icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça essa escola localizada no meio da floresta

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 06/02/20 às 08h59

capa do post Conheça essa escola localizada no meio da floresta

As escolas, assim como os métodos de ensino estão sempre passando por mudanças, afim de se adaptar as novas tecnologias e a realidade. O que é ótimo, mas ao mesmo tempo em que algumas escolas buscam inovar cada vez mais, outras preferem se manter mais tradicionais e até mesmo fieis a natureza. O fato é que a educação está passando por um processo de transformação, e o modelo educacional vigente tem apresentando algumas lacunas. Não é de hoje que se vê isso. Atualmente, as crianças e adolescentes são ensinados na escola conteúdos que eles podem acessar a qualquer hora e em qualquer lugar que tiver wi-fi. Mas isso fez com que esses jovens se afastassem um pouco de valores e vivências, que não são encontradas na internet.

Felizmente, alguns movimentos de vanguarda pelo mundo, inclusive no Brasil também, apostam em um modelo educacional mais voltado à natureza. Como é o caso da IslandWood, uma escola localizada no meio de uma floresta em Seattle, nos Estados Unidos.

A escola

A IslandWood é um centro de aprendizagem ao ar livre, que ocupa 255 hectares de da floresta. A escola foi projetada especialmente para oferecer experiências únicas de aprendizagem, ao longo da vida acadêmica de seus alunos. A ideia é inspirar a gestão ambiental dos alunos e da comunidade, combinando a pesquisa científica, com tecnologia e artes. Tudo isso para estimular, nos estudantes, a vontade de descobrir conexões naturais e então passarem a se integrar mais à natureza. O que sabemos bem, que não acontece no cotidiano urbanos das crianças.

Debbi e Paul Brainerd, moradores de Bainbridge Island no Estados Unidos, foram os que tiveram a ideia de fundar a escola na floresta , em 1997. Eles contam que basearam o projeto nos ideais de aventura e exploração, sugeridos pelas próprias crianças da região. A escola faz parte de uma organização sem fins lucrativos e conta com um design inovador. Esse se tornou um exemplo de economia de energia e de estilo de vida sustentável. Assim, eles ensinam valores importantes para o desenvolvimento crítico e analítico de seus alunos. Além é claro, de proporcionar experiências únicas em meio a natureza. Onde os alunos têm contato direto, com as fauna e flora do lugar.

Essa escola é a prova vida de que a natureza, com a sua beleza e força, consegue nos ajudar a sermos pessoas melhores, mais saudáveis e mais conectadas com valores reais.

A vivência dos alunos

Nessa escola, além das aulas tradicionais, os alunos aprendem sobre os animais lidando pessoalmente com eles. Assim, desde cedo, os pequenos aprendem sobre os animais e mais, sobre como é importante cuidar de todas as formas de vida.

Eles aprendem ainda a cozinhar, exploração, cultivo de plantas entre várias outras atividades especiais. Algumas que seriam impossíveis em uma escola normal. A escola ser dentro da floresta é o que torna essa experiência mais real ainda.

Confira a seguir, algumas imagens da escola na floresta:

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

Enfim, o que você, achou dessa escola? Colocaria os seus filhos em uma escola como essa? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   Hypeness  
Imagens Hypeness
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest