Curiosidades

Conheça a fortaleza construída para encobrir a porta do inferno

0

Há diversas lendas antigas sobre portais e entradas para o submundo, mais conhecido como inferno. Uma delas envolve o Castelo de Houska. A fortaleza medieval coroa uma colina. A construção não tem água e é fortificada por dentro e não por fora. Segundo relatos antigos, ela foi construída com um só propósito: selar a entrada do inferno. Mesmo com várias supostas entradas para o inferno ao redor do mundo, essa é uma das que mais chama a atenção. Registros antigos remontam ao lugar o Príncipe Slavibor Psovany, um dos diversos senhores tribais, que governou os territórios da República Checa até o século X, antes de sua fundação.

Especula-se que Slavibor tenha construído a fortaleza para o seu filho, Houza. O castelo atual foi construído a pedido do rei Premysl Ottokar II da Boémia por volta de 1270. No entanto, a referência escrita do edifício só apareceu em 1316, quando passou a pertencer a nobreza. Acredita-se que Ottokar construiu Houska para ser centro administrativo local para as propriedades da coroa. O que chama a atenção é a falta de fonte de água por perto, o que naquela época era algo indispensável. O lugar também não possui cozinha e os quartos não são qualificados para dormir. O edifício realmente foi projetado para que ninguém nunca vivesse lá. Além de tudo, a sua localização é um mistério.

1 152 600x396, Fatos Desconhecidos

Como afirmamos, as lendas locais explicam de forma mais interessante do que as que afirmam ser um centro administrativo. Elas dizem que Houska foi feito para selar um poço que dava acesso ao inferno. Habitantes locais antigos dizem que todos os tipos de monstros, metade humanos e metade animais, saíram do poço durante a noite. Ninguém se atrevia a se aproximar do local a noite e alguns se quer durante o dia. Quem se aproximava do buraco, não conseguia ver a sua profundidade.

Condenados à morte

2 147 600x381, Fatos Desconhecidos

Dizem que quando começou a construção da fortaleza, trabalhadores no local começaram a morrer. O rei ofereceu a diversos prisioneiros, condenados à morte, a liberdade e o perdão se eles descessem ao buraco para descobrir a profundidade. Eles deveriam ficar pendurados em uma corda e voltar dizendo o que descobriram. Assim que o primeiro desceu, ele começou a gritar de forma aterrorizada. Quando içado, seu cabelo estava branco e ele estava 30 anos mais velho. Morreu dias depois sem dizer uma única palavra sobre o que viu. Outros condenados preferiam a pena de morte após esse acontecimento.

3 137 682x1024, Fatos Desconhecidos

Com medo, o rei ordenou a vedação do povo e construiu sobre ele o que é hoje a capela do castelo. Nunca, desde então, foram feitas análises a fim de esclarecer se realmente existiu o poço debaixo do piso do local. Guias locais do castelo gostam de levar os visitantes até o porão e apresentar a entrada para o suposto poço. No entanto, o verdadeiro (possivelmente) descansa sob o templo e não é visto há séculos, desde que foi realmente selado.

4 118 600x395, Fatos Desconhecidos

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

É assim que as mudanças climáticas vão afetar a cerveja que tomamos

Matéria anterior

Conheça a origem desses 7 alimentos comuns

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos