Entretenimento

Conheça a ilusão de ótica que faz os adultos ficarem confusos

0

Em algum momento vocês já devem ter se deparado com alguma foto ou imagem com ilusão de óptica. Essas ilusões mexem bastante com o nosso inconsciente, pois muitas vezes ficamos por algum tempo sem saber o que está acontecendo. Resumidamente, ilusão de óptica são imagens que enganam momentaneamente o nosso cérebro, deixando o inconsciente confuso e fazendo com que o cérebro capte ideias falsas, preenchendo espaços que não ficam claros à primeira vista. Conheça também a nossa matéria sobre o Efeito McCollough: A Ilusão de Ótica que pode durar até três meses.

A ilusão de Ebbinghaus é uma popular ilusão que mostra que o cérebro dos adultos é diferente do cérebro das crianças. Pode parecer estranho pensar em algo que engana os adultos mas não as crianças, mas isso é o que acontece com a ilusão de óptica nomeada pelo psicólogo alemão Herman Ebbinghaus.

AAEAAQAAAAAAAAJIAAAAJDQ2MzU4MjJhLTQ1YzgtNGMyYS04NTYyLWYxMzhmMDFkM2UwNw

Bom, essa ilusão se baseia no seguinte: dois círculos de tamanhos idênticos são colocados próximos um do outro, sendo que um deles é rodeado por círculos maiores e o outro por círculos menores. Nesse contexto pode nos dar a impressão que um é maior que o outro, embora os dois sejam do mesmo tamanho. Conheça a ilusão de ótica que faz com que você tenha chocolate infinito.

29171504791519

Você deve estar se perguntado porque as crianças não são enganadas por essa ilusão de óptica, certo? Mas nós da Fatos Desconhecidos vamos explicar para vocês. Um estudo recente feito por Martim Doherty, da Universidade do Departamento de Psicologia da Stirling tem a resposta. Eles fizeram um experimento com centro e cinquenta crianças com idades entre quatro a dez anos, e 24 adultos com idades entre 18 e 25 anos. Foi mostrado a eles imagens muito semelhantes as que nós mostramos acima, com que se diferenciavam dos demais em seu torno com uma margem de 2 a 18% do tamanho.

wmX-500x333x4-4f6237f63d804baadb1f7d6ee372542fc623e9f1ab864

E foi aí que as crianças tiveram mais facilidade em notar que os círculos centrais são iguais, mesmo com a confusão de círculos que os cercava. Acredita-se que pelo do cérebro dos adultos pode ser mais desenvolvido, elevando acabavam levando o entorno muito mais em consideração do que as crianças, tendo uma dificuldade maior em notar que os círculos centrais possuem o mesmo tamanho.

E aí amigos, o que acharam do experimento onde as crianças se saíra melhor que os adultos? Comentem!

10 segredos que a Disney jamais vai querer que você descubra

Artigo anterior

7 coisas mais bizarras já encontradas em praias

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido