Ciência e TecnologiaCuriosidades

Conheça a “Menina Robô”, que não dorme e nem sente dor

0

Você com certeza adoraria ter tempo para fazer mais coisas na vida. Especialmente se você trabalha bastante ou está na faculdade. Imagina não precisar dormir, nem ter a capacidade de sentir dor. Ter tempo de sobra pra se divertir, ou adiantar seus trabalhos. Seria um sonho, não? Mas, na verdade, para uma garota do Reino Unido, isso é uma realidade.

Olivia Farnsworth tem apenas 7 anos, e parece uma criança normal. Ela mora em Huddersfield, no Reino Unido, tem 2 irmãos e uma mãe muito preocupada. Olivia preocupa os médicos, que estão extremamente curiosos e confusos com a condição da garota.

Muitos jornais estão chamando ela de “Menina Robô” ou “Menina Biônica”.

O motivo? Olivia não dorme e não sente dor. Ela nunca tem sono. Isso tudo ocorre devido a uma doença que só ela tem em todo o planeta: a ausência do cromossomo 6.

Olivia

Apesar de os tabloides britânicos não pararem de falar na garota-robô, precisamos entender que a vida dela não vai ser nada fácil.

Se as pessoas sentem medo, fome e sono é porque nosso corpo, especialmente nosso cérebro, instalou esses instintos como parte essencial da nossa sobrevivência. A fome nos obriga a nos nutrir, sobreviver. O sono é uma necessidade biológica essencial. O mesmo acontece com o medo. É uma das emoções primárias mais importantes para nós. É capaz de nos livrar de situações de perigo, para nos fazer sobreviver. De semelhante modo é a dor. Ela nos alerta que algo errado está acontecendo no nosso corpo, e que precisamos agir imediatamente.

No caso de Olivia, ela não tem esses instintos básicos. Recentemente ela foi atropelada, justamente porque não sentiu medo do carro que vinha em sua direção. E depois a menina se levantou como se nada tivesse acontecido, com ferimentos pelo corpo, que ela nem percebeu, por não sentir dor. Como sequelas disso, ela tem profundas cicatrizes na perna, pé e quadril.

Nikki Trepak, a mãe de Olivia, percebeu que havia algo de errado com a filha logo nos primeiros meses de vida. “Olivia não chorava, e desde os 9 meses deixou de dormir depois de comer. Ela não dormia nem chorava. Eu precisava dar pílulas para que ela pudesse descansar”.

Para sua mãe, o pior é que Olivia não sente fome. Ainda que ela seja chamada de “menina robô”, ela precisa se alimentar pra sobreviver, crescer e se manter saudável. Ela pode não ter fome, nem sono, nem medo, mas ainda é humana.

A ausência do cromossomo 6 em um ser humano deixou os médicos e geneticistas maravilhados. É um caso único e especial. Uma menina que vive sem as necessidades biológicas que nos tornam seres humanos.

E então, leitor(a), o que achou do caso de Olivia? Como acha que vai ser o futuro dela? Gostaria de ter essas habilidades? Deixa pra gente nos comments (:

Antes de falecer ela deixou uma carta para a nova esposa e família de seu marido emocionando a todos

Artigo anterior

70 anos depois, esposa descobre que seu marido é um herói

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido