icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Conheça a mulher que sobreviveu à 3 naufrágios, inclusive ao Titanic

POR Mateus Graff EM História 26/07/16 às 19h53

capa do post Conheça a mulher que sobreviveu à 3 naufrágios, inclusive ao Titanic

A comissária de bordo Violet Jessop é conhecida como a "Miss Inafundável", pelo fato dela ter conseguido sobreviver a três acidentes marítimos, a bordo dos navios Titanic, Britannic e Olympic, em um intervalo de 5 anos. Nascida em 1887, na Argentina, a filha de imigrantes irlandeses tem sorte desde criança. Quando era mais nova, ela lutou contra uma tuberculose e chegou a receber diagnóstico de apenas alguns meses de vida, mas conseguiu sobreviver. Depois que seu pai morreu, ela e a família voltaram para a Grã-Bretanha, onde ela seguiu os passos da mãe e, em 1910, ela foi trabalhar como comissária de bordo de navio pela companhia White Star Line.

A história da companhia inglesa White Star Line, fundada em 1850, foi marcada por grandes desastres. Os três barcos que formavam a classe Olympic de sua frota tiveram um triste destino. Mas vamos voltar para o foco da nossa matéria, que é a mulher que sobreviveu a três naufrágios.

Seu primeiro golpe de sorte em tragédias marítimas ocorrei no dia 20 de dezembro de 1911, quando aconteceu o acidente entre o RMS Olympic e o navio de guerra HMS Hawke. O transatlântico no qual Violet viajava sofreu alguns danos, mas não teve nenhuma vítima.

Seis meses depois, o RMS Titanic, conhecido como "navio dos sonhos" se preparava para partir em viagem inaugural. Violet foi convidada para integrar a tripulação. Em 14 de abril de 1912, às 23h45, o gigantesco navio se chocaria com um iceberg naquele que seria um dos mais comentados e registrados acidentes marítimos de todos os tempos.

Violet recebeu a ordem de entrar em um dos botes salva-vidas juntamente com outras camareiras a fim de demonstrar às outras passageiras que estavam seguras. Quando o bote 16, em que ela se encontrava, estava baixando, ela ainda teve tempo de receber um bebê de um dos oficiais, de quem cuidou por horas nas águas geladas até serem resgatados. Sua segunda façanha fez com que estivesse entre os pouco mais de 700 sobreviventes daquela noite fria e fatídica.

Violet declarou o seguinte sobre o acidente: "Recebi ordens para ficar no convés. Calmamente, os passageiros passavam. Fiquei na sacada com as outras comissárias, observando as mulheres se agarrarem aos maridos antes de serem colocadas no barcos com suas crianças. Depois de um tempo, um oficial do navio ordenou que fôssemos para um dos barcos, para mostrar a algumas mulheres que ele era seguro".

Pouco tempo depois, em novembro de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, o HMHS Britannic foi adaptado para transportar tropas e atuar como navio-hospital. Apesar do acidente com o Titanic, Violet Jessop continuou a server à companhia e se juntou á tripulação do Britannic como enfermeira da Cruz Vermelha Britânica. O transatlântico navegava pelo Canal de Kea no Mar Egeu, e no dia 21 de novembro de 1916, às 8h12, a explosão de uma mina submarina causou graves danos ao navio. Violet conseguiu novamente escapar a bordo de um bote salva-vidas, para outra vez contemplar de longe a imagem de um imenso transatlântico afundando nas profundezas do oceano, 55 minutos após a explosão.

Mesmo depois de passar por todas essas experiências, Violet seguiu atuando na indústria marítima até 1950, quando se aposentou com 63 anos de idade e com 42 anos de serviços prestados em alto mar. Ela ainda mudou-se para uma casa de campo em Great Ashfield, no condado inglês de Suffolk e dedicou-se a cuidar de uma granja em terra firme. No dia 5 de maio de 1971, ela faleceu com seus 84 anos de idade.

E aí caros leitores, já conheciam a história de Violet Jessop? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest