icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Conheça o asteroide que poderia transformar todos os humanos em ''bilionários''

POR Cristyele Oliveira EM Ciência e Tecnologia 02/07/19 às 15h04

capa do post Conheça o asteroide que poderia transformar todos os humanos em

Você gostaria de ser um bilionário? Já pensou se um asteroide pudesse fazer de todos os 7 bilhões de habitantes do planeta Terra ricos, muito ricos? Pois é, está rolando na internet um boato de que a NASA está planejando uma missão para trazer um objeto espacial feito de ouro para a Terra. Mas, na verdade, a história não é bem assim.

De fato, a Agência Espacial americana tem uma missão para explorar o asteroide misterioso. Mas isso não quer dizer que eles vão conseguir trazer o objeto gigantesco para cá, e que muito menos isso tornará todo mundo um bilionário. Apesar de que, com a quantidade de ouro presente no asteroide, todo mundo poderia ser incrivelmente rico.

O chamado Psyche 16 é um asteroide enorme, de 200 quilômetros de diâmetro que está preso em um cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter. Devido a sua composição metálica, ele é classificado como um asteroide raro. Os estudiosos acreditam que ele possa ser um pedaço do núcleo de um planeta originalmente muito maior. Mas até agora não se sabe muito a seu respeito, por isso a NASA tem uma missão agendada para 2022 para explorar melhor o tal asteroide de ouro.

 Objeto precioso

A NASA tem planos audaciosos de explorar um asteroide próximo que contém ouro suficiente para fazer de todos os habitantes da Terra efetivamente bilionários. Localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, o asteroide é feito basicamente de metal sólido. Além de ouro, o objeto é carregado com platina, ferro e níquel.

O Psyche é um núcleo exposto com 2.41 x 1019 kg de metais. Sendo 90% dele composto de ferro, outros 6% de ortopiroxenos (pedras compostas de cálcio, magnésio, sódio, ferro e outros elementos). Por fim, os 4% restantes que são a parte valiosa, composta de ouro, platina, vibranium. Mas se você está achando que 4% é pouco, calcule 4% de 2.41 x 1019 de metais preciosos.

Estima-se que, no total, todos os metais presentes no Psyche valeriam um montante de aproximadamente US$ 10.0000 quadrilhões. Imagina o que daria para fazer com todo esse dinheiro? Na prática, caso fosse possível trazer o asteroide para a Terra, ele destruiria os preços do mercado e causariam um colapso na economia mundial. Ou seja, isso nunca aconteceria, embora a ideia de tornar todo mundo bilionário seja bem interessante.

A missão

A NASA planeja estudar a fundo o asteroide precioso. Para isso, eles planejaram uma missão exploratória prevista para acontecer no verão de 2022. A chamada Discovery Mission, partirá em 2022, e só chegará até a Psyche 16 no ano de 2026. Levando em consideração o tempo gasto da missão, dá para ter uma ideia da complexidade de viajar até o asteroide.

Como trazer um asteroide desse valor para a Terra destruiria a economia global, a NASA pretende fazer essa missão apenas para fins científicos. Até porque, tal manobra ainda é tecnicamente impossível com a tecnologia disponível atualmente. Quem sabe no futuro isso não seja possível?

Basicamente, Psyche 16 é o resultado de violentas colisões entre planetas que eram comuns na época em que o sistema solar ainda estava em fase de formação. Ou seja, estudar esse asteroide poderia nos ajudar a entender como o núcleo da Terra e de outros planetas se formaram.

A NASA ainda não demonstrou interesse em realizar mineração no asteroide. No entanto, duas empresas de mineração espacial já se preparam para uma corrida pelo ouro. As Indústrias do Espaço Profundo e os Recursos Planetários estão de olho no objeto valioso.


Próxima Matéria
Via   Fox News     Meio Bit  
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest