• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o brasileiro que se tornou prefeito de uma pequena cidade na Itália

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      17/06/19 às 17h14

As barreiras de território e nacionalidade podem decair com a mesma intensidade em que são formadas. Com o critério fomentado na credibilidade e emponderamento, os habitantes de determinados municípios elegem o representante que mais os interliga às suas demandas basilares. Por isso, o mineiro Luca Borgna, de 31 anos, concorreu e venceu as eleições municipais na pequena cidade de Albaretto della Torre, situada no norte da Itália. A região tem cerca de 250 habitantes e fica localizada nos arredores do Piemonte. E o mais incrível de tudo é que ele fora adotado com apenas dois meses de vida por uma família italiana. Conheça o brasileiro que se tornou prefeito de uma pequena cidade na Itália.

O mineiro-italiano se tornou candidato em uma lista cívica, com uma posição política majoritariamente neutra. Quase por unanimidade, o brasileiro recebeu 142 de 157 votos totais. Destes, nove foram nulos. O ex-prefeito da cidade, Ivan Borgna, apoiou a candidatura, o que ajudou na credibilidade do representante em potencial. Por mais que ambos tenham o mesmo sobrenome, os dois políticos não têm qualquer relação de parentesco. Afinal, o sobrenome Borgna é comum no pequeno município.

Um pouco sobre sobre Luca Borgna

Luca não é completamente amador nas funções representativas. Ele já atuou como conselheiro e assessor público, além de ser formado em Enologia, área especializada na produção e conservação do vinho. Quando chegou em Albaretto Torre, era o único brasileiro no meio dos 200 moradores. Mesmo não tendo uma noção complexa sobre o atual sistema político do Brasil, ele tem algumas ponderações a fazer sobre o que anda acompanhando.

"Acompanho a política no Brasil, mas não tenho um quadro tão completo da situação para poder comentar com precisão e de maneira pontual. Eu desejo ao Brasil um período de máximo desenvolvimento, um crescimento energético e o nascimento de mais grandes pensadores, para que a cultura se desenvolva e se crie bem-estar social a todos", enfatiza.

Atualmente, ele não é o único mineiro na região - pelo menos, não mais. Três "conterrâneos" vivem na pequena cidade de Albaretto della Torre. Assim sendo, talvez seja por esse motivo que a sua candidatura se tornou viável e bem sucedida. "Ser brasileiro em uma pequena comunidade italiana é algo muito bonito hoje em dia. Há muito respeito, integração e colaboração", disse Borgna, em entrevista exclusiva à ANSA. O novo prefeito, inclusive, já visitou o Brasil em 2014, antes do período da Copa do Mundo.

Primeiras ações

No dia 11 de junho, às 20h30 locais, ele realizou a sua primeira ação como prefeito da cidade com pouco mais do que 200 habitantes. Luca Borgna convocou seu primeiro Conselho Municipal para nomear a Junta do governo. Nos planos para os próximos cinco anos, constam as obras de infraestrutura para aprimorar serviços locais, como acesso à internet. O motivo de enfatizar a estrutura tecnológica reside, segundo ele, na localização geográfica do município. "Vivemos em uma cidadezinha quase de montanha", explica.

E continua: "também tenho a ideia de fazer de Albaretto della Torre uma cidade gêmea brasileira. Seria lindo poder fazer isso com meu município natal".

Esse é o brasileiro que se tornou prefeito de uma pequena cidade na Itália. Gostou das informações? Quer acrescentar mais alguma consideração? Não deixe de fazer o seu comentário a respeito da matéria.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+