• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o lugar no Cazaquistão onde a floresta cresce de cabeça para baixo

POR Leticia Rocha    EM Natureza      03/01/19 às 22h04

Imagine só um mundo invertido? Não, isso não tem nada a ver com a série Stranger Things, nem nada do tipo. É mais real do que você imagina, é literalmente uma parte do mundo onde as coisas estão de ponta a cabeça. Você não deve estar entendendo nada, mas nós vamos explicar melhor.

Em meio às florestas das Montanhas Tian Shan, no Cazaquistão, há um lago. Mas não qualquer lago. Suas águas azuis e cristalinas mostram algo único, uma floresta de ponta a cabeça. E não isso não é nenhuma invenção humana ou algum tipo de monumento.

O terremoto de 1911

No ano de 1911, essa região do Cazaquistão enfrentou um terremoto de magnitude 7,7. Não, isso não fez as árvores virarem de cabeça para baixo no lago, é um pouco mais complexo que isso. O terremoto criou uma barragem natural. Com os anos, a água da chuva foi se acumulando no local, onde havia dezenas de árvores danificadas e carregadas pelo terremoto.

A água se acumulou até que um lago surgisse no local e as árvores ficassem submersas. Mais de 100 anos depois e os pinheiros permanecem no mesmo lugar e criam uma paisagem fascinante no Lago Kaindy.

A floresta submersa

Os pinheiros parecem estar conservados. As folhas, os pequenos galhos, tudo está como antes. O que aconteceu foi que a vegetação se petrificou e por isso ainda mantém sua aparência natural.

O lago tem cerca de 30 metros de profundidade e é um muito requisitado por mergulhadores, que podem ver de perto os remanescentes da floresta de uma forma completamente diferente. Além disso, a vegetação ao redor do lago é também um atrativo para o local.

As cores do lago, que vão de verde esmeralda ao azul turquesa, são de uma beleza única e que misturada aos pinheiros submersos criam uma paisagem única.

E você, teria coragem de mergulhar para conhecer essa floresta invertida? Nos conte nos comentários e aproveite para compartilhar com aquele amigo que adora conhecer lugares diferentes!

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+