• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o ''menor bebê do mundo'' que é um verdadeiro guerreiro

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      28/02/19 às 16h59

Normalmente, o período de gestação dura cerca de 40 semanas, que é o tempo ideal para que o bebê se desenvolva completamente. No entanto, devido a alguns problemas durante a gestação, pode ocorrer de a criança nascer antes do previsto. Nesses casos, quando a chegada é antecipada para menos de 37 semanas, é considerado parto prematuro. Por não terem se formado completamente, bebês prematuros precisam de cuidados mais intensos por mais tempo, até que adquiram resistência suficiente.

No caso do "menor bebê do mundo", ele nasceu de apenas 24 semanas, pesando 268 gramas, e com toda certeza superou as previsões. Depois de cinco meses após o seu nascimento, o menino recebeu alta, e foi levado para sua casa com saúde.

O nascimento prematuro

O menino japonês é considerado o menor bebê do sexo masculino nascido prematuro a ir para casa com saúde. Com apenas 24 semanas de gestação, sua mãe teve que fazer uma cesariana de emergência devido à complicações na gravidez, e o menino, que nasceu pesando 268 gramas, era tão pequeno que cabia na palma da mão do médico.

Cerca de dois meses depois da data que a criança deveria ter nascido, ou seja, cinco meses após o parto, ele recebeu alta do Hospital Universitário Keio, em Tóquio. Desde agosto, quando nasceu, o menino estava recebendo tratamento na UTI neonatal. Ao receber alta, ele já não é mais tão pequeno, saindo do hospital pesando 3,2 kg, e já conseguindo se alimentar normalmente, sem a ajuda de aparelhos.

"Só posso dizer que estou feliz que ele cresceu tanto, porque sinceramente eu não tinha certeza que ele iria sobreviver", disse a mãe do menino, de acordo com o hospital.

Takeshi Arimitsu foi o médico que atendeu o bebê, e contou em entrevista à BBC, que ele é o menor recém-nascido do sexo masculino a receber alta do hospital, segundo a base de dados de menores bebês da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. O médico quer mostrar que mesmo nascendo pequenos, é possível que bebês saiam do hospital com saúde.

Menores bebês do mundo

Até o nascimento do bebê japonês, esse recorde pertencia a um menino que nasceu com apenas 274 gramas na Alemanha. Também no país, veio ao mundo a menor menina a sobreviver ao parto prematuro.

Em 2015, Emilia Grabarczyk nasceu com 26 semanas de gestação, em Witten, na Alemanha, pesando apenas 229 gramas e medindo 22 centímetros. Ela era tão pequena, que o seu pé era do tamanho de uma unha, cerca de três centímetros. Para os médicos que fizeram seu parto, o fato dela ter sobrevivido dentro dessas circunstâncias era impressionante do ponto de vista médico.

Antes de Emilia, o menor bebê do sexo feminino era Rumaisa Rahman, que nasceu em Loyola, em Chicago, com 24 semanas de gravidez, e pesando 240 gramas.

De acordo com o Hospital Universitário Keio, a taxa de sobrevivência de bebês pensando menos de 1 kg ao nascer é de cerca de 90% no Japão, e esse índice cai pela metade para recém-nascidos com menos de 300 gramas como é o caso do menino, que se mostrou um guerreiro e já venceu a sua primeira batalha na vida.

Quando se trata de recém-nascidos, a taxa de sobrevivência dos pequenos é muito menor para meninos do que para meninas. Os médicos ainda não têm certeza do porque isso acontece, mas alguns deles acreditam que esse fato possa estar ligado ao desenvolvimento mais lento dos pulmões em bebês do sexo masculino.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+