Curiosidades

Conheça o popular omelete vietnamita feito com minhocas

0

Em Hanói, no norte do Vietnã, todos os anos, no final do outono, barracas de comida de rua servem um prato muito especial. À primeira vista, parece bastante comum. Na verdade, não parece nada demais, afinal, comemos muito aqui no Brasil. E que prato seria esse? O omelete. A única coisa que o difere é o ingrediente que utilizam ali.

Conhecido como chả rươi, o famoso omelete vietnamita é composto por ovos mexidos, ervas, casca de tangerina, cebola e – pasmem – minhocas.

Também chamadas de palolos, essas minhocas não são exclusivas do país. Os palolos podem ser encontrados em outras muitos países que fazem fronteira com o Oceano Pacífico, incluindo China, Japão, Indonésia ou Samoa.

Embora bastante comum em outras nações, no Vietnã, é um ingrediente para lá de especial. Primeiro porque é possível combiná-los com outros pratos. E segundo porque é consumido em datas especiais.

O omelete

Para que o prato atenda os costumes do país, os locais, geralmente, usam os palolos para incrementar o omelete. No entanto, a iguaria é consumida também frita. Além disso, servem como acompanhamento torradas ou pães. Surpreendentemente, muitos gostam de consumi-los vivos.

Os palolos, geralmente, são consumidos em datas específicas. Isso acontece porque os locais respeitam os hábitos de acasalamento da criatura. Essa espécie de anelídeos, geralmente, nascem durante o nono e o décimo mês do calendário lunar.

Como os locais esperam o período de acasalamento, a população não é afetada. Por consumirem anualmente a iguaria, muitos também investiram em criadouros. Antes de serem adicionados ao omelete de chả rươi, os papolos são fervidos.

A cozinha vietnamita

A cozinha vietnamita preza pelo equilíbrio de sabores. Por mais estranho que sejam os ingredientes, seus pratos representam uma certa harmonia. Os sabores amargo, azedo, picante, doce e salgado podem ser distinguidos em caldos e até mesmo em temperos.

Basicamente, muitos dos pratos típicos do Vietnã possuem influência Chinesa, que ocupou o país por aproximadamente mil anos. Por isso, é possível encontrar pratos cujos protagonistas são cobras, cães e avestruzes.

A carne de cachorro é facilmente encontrada em alguns restaurantes do país. Existem, ao todo, sete formas de se preparar a carne. Independe da maneira, o prato mais comum é uma espécie de cozido.

Outro tipo de carne que se pode saborear no Vietnã é a de serpente. Em suma, a carne é rica em fibras. Dependendo da espécie, o prato pode ser mais saboroso ou insípido. Na maioria dos restaurantes que trabalham com comidas exóticas, a carne da cobra d’água é a mais comum, porém, não é a mais requintada.

É bastante comum encontrar também pratos que são compostos por ratos, sapos, cobras, passarinhos, macacos e até mesmo insetos. No entanto, vale lembrar que o arroz e o macarrão servem de base para muitas preparações vietnamitas.

O país herdou também ingredientes bem europeus como tomates, amendoins, café, baguetes, iogurtes e manteiga.

A culinária vietnamita ganhou adeptos em todas as partes do mundo. Em muitos países, é possível encontrar restaurantes especializados. Ou seja, caso tenha interesse em provar alguma iguaria, com certeza, há algum próximo de você.

6 rituais de namoro mais bizarros do mundo

Artigo anterior

7 lutas dos famosos contra o vício

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido