Poucas coisas ou, talvez, nada é melhor do que fazer uma boa refeição. Isso pode nos proporcionar um enorme prazer e bem estar. A comida é talvez a coisa mais importante na vida de uma pessoa juntamente com a água, obviamente. Enquanto algumas pessoas veem os alimentos apenas como algo necessário para a sobrevivência, outros encaram o mesmo como uma arte, uma oportunidade de se destacar ampliando os seus horizontes culinários. Seja quem for, apreciando a comida ou não, pouco se sabe a respeito da origem de muitas comidas comuns na vida de todos. Você, por exemplo, já parou para pensar de onde veio a lasanha que tanto amamos? E o pudim de leite?

Dispensamos saber de onde vieram, qual a história por trás de cada um deles e coisas do tipo. Pensando nisso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, a origem desses alimentos comuns e o convidamos a ler e saber um pouco mais a respeito. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Sanduíche

O sanduíche é, de longe, uma das comidas mais populares do mundo. A invenção da comida foi tradicionalmente creditada a John Montagu, o quarto conde de Sandwich. Dizem que ele gostava de passar horas em uma mesa jogando e não se levantava nem para comer. Ele então, certo dia, pediu para que seus chefs colocassem um pouco de carne entre duas fatias de pão. No entanto, questionaram ainda onde ele conseguiu inspiração para isso. A resposta pode ser no Mediterrâneo, onde ele costumava viajar. Cozinheiros turcos e gregos costumavam servir pratos mezze, um tipo de comida “ensanduichada”, ou seja, servida entre camadas de pão.

2 - Cerveja

Publicidade
continue a leitura

A primeira bebida alcoólica conhecida veio da China, enquanto uma receita de 9 mil anos, envolvendo arroz, mel e frutas, veio da antiga Sumária. Vasos de cerâmicas que datam de 3400 a.C. foram encontrados com resíduos de cerveja. Além disso, encontraram uma receita que remonta 1800 a.C. Dizem ainda que a bebida era bastante popular na antiga Sumária, pois era vista como uma segunda água potável. A água em si era constantemente contaminada pelos animais, ou seja, a bebida de arroz era um refúgio. Um pesquisador afirma que quase todas as sociedades antigas que consumiam cerveja atribuíam a criação da bebida a uma deusa feminina.

3 - Picolé

Em 1905, em Oakland, Califórnia, o jovem Frank Epperson teria deixado um copo com água em sua varanda durante a noite. Dentro do copo havia uma mistura de suco em pó e um pedaço de madeira que ele usava para mexer a mistura. De manhã, quando pegou o copo, viu que estava congelado. Durante muito tempo, ele encantou amigos e familiares com sua mistura, até que finalmente patenteou a ideia em 1923. Até então, o picolé era conhecido como “Eppsicles”, até que seus filhos o convenceram a mudar para “Sicles of Pop”. Após isso, ele vendeu sua patente para a Joe Lowe Company e logo tornou-se um viral esse picolé que conhecemos hoje.

4 - Baguete

Publicidade
continue a leitura

Uma das comidas que mais fazem referência a França é o baguete, um tipo de pão comprido e fino. Essa comida surgiu, possivelmente, em 1920, sendo o pão comum mais antigo. De todas as teorias sobre a sua criação, a mais provável envolve o austríaco August Zang. Ele também é creditado pela introdução do pão de Vienna e o croissant na França. Zang ainda foi o responsável pelo primeiro forno a vapor na França, ainda no início do século XIX.

5 - Casquinha de sorvete

O primeiro sorvete produzido foi feito pelo italiano Italo Machiony, em 1896. No entanto, o homem que tornou o alimento popular foi um sírio chamado Ernest Hamwi em uma feira mundial de 1904, em St. Louis. A história de Hamwi é a seguinte: certo dia estava em uma pastelaria tipo waffle conhecida como Zalabia. O estabelecimento ficava ao lado de um vendedor de sorvetes. Por causa da popularidade do alimento, o vendedor de sorvete ficou sem pratos para servir suas delícias. Pensando rápido, Hamwi enrolou um dos seus waffles em formato de cone e deu para o vendedor. Após isso, o sorvete nunca mais foi o mesmo.

6 - Maionese

Publicidade
continue a leitura

A origem de um dos molhos mais populares do mundo é muito discutida. O mais provável é que tenha sido uma criação dos moradores de Port Mahon, na ilha espanhola de Menorca. Outra teoria afirma que ela foi criada por chefes franceses que levaram para Port Mahon em 2756, durante a Guerra dos Sete Anos. Após muito estudo, historiadores afirmam que os dois lugares podem ter criado o molho, mas cada um com suas qualidades diferentes e a junção e evolução levaram a tornar-se o que é hoje.

7 - Bagel

O Bagé é um produto de pão feito com farinha de trigo fermentada, no formato de um anel. A origem desse alimento vem da Polônia. Registros escritos falam sobre o mesmo e que o buraco no meio evoluiu nos pães que os alemães levavam durante o século XIV. A comida tornou-se mais popular após o rei Jadwiga, que passou a comê-la durante a quaresma.

E aí, o que você achou dessa lista? Sabia sobre todas essas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 17/10/18 14h25