• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça os 7 patrimônios naturais do mundo que estão no Brasil

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/06/19 às 15h39

Um patrimônio natural é uma área de importância preservacionista e histórica de beleza cênica. São áreas que dão à população a ideia do quão importante o ambiente natural é. E que nos fazem lembrar de quem somos, o que fazemos e de onde viemos. E para isso, a Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) já tombou vários patrimônios ao redor do mundo.

E como já dizia a música que fala que o Brasil é um país tropical e bonito por natureza, nossas paisagens mostram que a canção não poderia estar mais certa. Afinal, entre os patrimônios naturais do mundo, sete estão em nosso país. Mostramos aqui os nossos patrimônios culturais para provar que a beleza deles é capaz de inspirar qualquer um a querer conhecê-los.

1 - Cataratas do Iguaçu

Em 1986, esse território, que dividimos com a Argentina, foi tombado como patrimônio. Ela é uma das atrações mais importantes de nosso país e, em 2015, bateu o recorde de visitação com 1,5 milhão de visitantes. As cataratas ficaram atrás somente do Cristo Redentor nas visitações. Elas têm 275 quedas d'água que podem chegar até 82 metros de altura.

2 - Fernando de Noronha

Essas ilhas do Atlântico são um sonho para grande parte dos brasileiros e várias pessoas ao redor do mundo. O lugar é tão procurado que, em novembro de 2015, o governo do estado de Pernambuco restringiu o número de turistas para preservar a natureza. Em 2001, a ilha foi tombada como patrimônio. Lá, podem ser vistos muitos golfinhos, além das tartarugas marinhas.

3 - Complexo da Amazônia Central

Esse complexo é protegido desde 2000. A região central da floresta Amazônica tem a maior área de proteção de todo o território, com mais de seis milhões de hectares. Além disso, é uma das áreas mais ricas do planeta em biodiversidade. Na Amazônia Central, é possível ver vários animais ameaçados de extinção, como peixe-boi amazônico, jacaré-açu e botos.

4 - Pantanal

As áreas protegidas compreendem o Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele foi tombado em 2000, mas o seu valor natural e a área de 187 mil hectares demandam atenção. Esse ecossistema de água doce é um dos maiores do mundo e é ocupado por uma grande variedade de animais. E uma característica marcante da região são os ipês.

5 - Áreas protegidas do cerrado

Os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas, em Goiás, foram tombados em 2001. As riquezas desses parques são uma variedade de ecossistemas tropicais que têm mais de 400 espécies de plantas por hectare. A Chapada dos Veadeiros tem uma quantidade enorme de paredões de pedra, vegetação, rios e cachoeiras. O Parque Nacional das Emas tem várias espécies raras em ricos de extinção, como aves e mamíferos.

6 - Mata Atlântica

Essa região do sul e sudeste foi tombada em 1999. São contemplados os estados de São Paulo e do Paraná. Um desses lugares é Morretes, onde existem guardados vários tesouros da Mata Atlântica como montanhas, florestas, ilhas e até dunas. Na totalidade, são 25 áreas com 47 mil hectares.

7 - Costa do descobrimento

Essas são as reservas de Mata Atlântica na Bahia e no Espírito Santo. As reservas têm 112 mil hectares preservados que incluem uma parte significativa da Mata Atlântica e foram tombadas em 1999. Nelas, estão três parques nacionais o do Descobrimento, o Monte Pascoal e o Pau Brasil. Isso, além de duas reservas biológicas, Sooretama, a do Una e três reservas especiais chamadas Veracruz, Pau Brasil e Linhares.




Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+