• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça os maiores feitos de Stephen Hawking para a humanidade

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      14/03/18 às 17h07

O grande Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico, infelizmente deixou esse mundo nessa quarta-feira. Sendo um dos cientistas mais conhecidos, o cara era um verdadeiro gênio e abordava assuntos como a natureza da gravidade e até a origem do Universo.

Sua morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa. O comunicado de Lucy, Robert e Tim, os filhos de Hawking, dizia o seguinte: "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje. Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos."

Antes de mais nada, vamos contar um pouco da história de Hawking para depois mostrar o grande legado que ele deixou para a humanidade.

Começo da vida profissional

O gênio nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, em Oxford, exatamente 300 anos depois da morte de Galileu e morreu no dia do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).

Hawkin estudou na University College, de Oxford. Na época ele queria estudar matemática, porém, sua família desejava que ele fosse médico. Pelo fato de que o curso de matemática não existia na faculdade ele optou por fazer física, se formando ainda em 1962.

Pouco tempo depois, Hawking teve sua primeira premiação na classe de licenciatura em Ciências Naturais. Ele foi para Cambridge para fazer pesquisas na área de cosmologia já que não havia essa área em Oxford.

Lá ele se especializou, se tornou doutor em cosmologia e trabalhou como professor de matemática. Hawking foi ainda diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica, onde suas áreas de especialidade eram cosmologia teórica e gravidade quântica.

Ele escreveu 14 livros, entre eles os famosos "O universo em uma casca de noz" e "Uma breve história do tempo".

Doença

Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que tinha ELA. Para quem não sabe, essa terrível doença danifica os neurônios motores (as células nervosas responsáveis por todos os movimentos do corpo). Com o tempo, as pessoas com essa doença vão perdendo a capacidade de se mover, falar, engolir e até de respirar.

E é por isso que Hawking vivia em uma cadeira de rodas. Além disso, o gênio também dependia de um sistema de voz computadorizado para se comunicar. A esclerose amiotrófica, infelizmente, não tem cura.

Família

O cientistas teve três filhos (citamos os nomes deles no começo da matéria). Ele se casou pela primeira vez em 1965 com Jane Hawking, com que ficou junto dele até 1991. Em 1995 ele se casou novamente, dessa vez com Elaine Mason, mas acabaram se divorciando em 2006.

Legado deixado por Stephen Hawking

A "Teoria de Tudo"

E que tal uma teoria que explique todas as leis do Universo? Segundo Hawking, a teoria de tudo tinha o objetivo muito simples: entender por completo o universo. Por que ele é assim e por que ele existe.

Teorias complexas

Um dos maiores destaques dos feitos desse gênio foi a popularização da física teórica em um público, digamos assim, leigos. Como citamos, seus livros "Uma Breve História do Tempo" e "O Universo numa Casca de Noz" foram obras muito uteis para fazer a divulgação científica. Já leu esses livros?

Busca por vida fora dA Terra

Hawking é um dos que acreditam que existe sim vida inteligente fora da Terra. Ele chegou a fazer parte de um programa de 100 milhões de dólares que tinha como objetivo buscar uma civilização fora do planeta em que habitamos. Como podemos ver, a doença de Hawking não atrapalhou em nada na sua contribuição com a ciência.

Viagem no tempo

Você acha que essa história de viagem no tempo não passa de balela? Hawking não, ele acreditava fielmente na possibilidade teórica de viagem no tempo. Tal teoria dizia ser possível percorrer uma quarta dimensão por meio de uma porta conhecida como "buraco de minhoca".

O desaparecimento de buracos negros

Stephen Hawking se baseou na teoria quântica para demonstrar que os buracos negros deveriam emitir calor e depois desaparecer. Ao desaparecer, os buracos negros menores poderiam explodir e liberar milhões de megatons. Quanto tempo a humanidade iria demorar para descobrir isso se não fosse Hawking?

Radiação Hawking

A teoria geral da relatividade de Einstein diz que toda informação que entra em um buraco negro é perdida para sempre. E que tal um desafio de gênios? Pois Hawking desafiou e sugeriu que partículas poderiam escapar de um buraco negro. Tais partículas foram chamadas de "Radiação Hawking".

Leis da mecânica de buraco negro

Os buracos negros funcionam completamente diferente do resto do Universo, certo? Hawking, James Bardeen e Brandon Carter descobriram as quatro leis da mecânica dos buracos negros. Uma das mais interessantes descobertas é que a área total da superfície de um buraco negro nunca diminuirá.

Singularidade de Einstein

Einstein tinha sua teoria da gravidade, onde oferecia a possibilidade de singularidades: pontos onde o espaço-tempo mostravam ser infinitamente curvos. Pois Hawking, em 1970, aplicou o conceito para todo o Universo e conseguiu provar que Einstein previu uma singularidade do passado, o Big Bang.

Ciência x Religião

Para quem não sabe, Stephen Hawking era um homem ateu. Suas declarações sobre ciência e religião eram polêmicas, como "Deus pode existir, mas a ciência consegue explicar o Universo sem a necessidade de um criador". Outra declaração polêmica feita em 2014 dizia o seguinte: "Sou ateu. A religião crê nos milagres, mas estes não são compatíveis com a ciência. No passado, antes de entendermos a ciência, era lógico crer que Deus criou o Universo. Mas agora a ciência oferece uma explicação mais concreta. O que quis dizer quando falou que conheceríamos a ´mente de Deus" era que compreenderíamos tudo aquilo de que Deus seria capaz se existisse. Mas não há nenhum Deus". Para ele, a ciência sempre triunfará por ser mais eficiente do que a religião.

E aí, já conhecia todos esses fatos sobre esse grande gênio? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+