CuriosidadesEntretenimento

Conheça a pulseira que pode salvar sua vida em casos de afogamento

0

 

Afogamento é um dos medos mais aterrorizantes de um ser humano. Quando nos “sufocamos” com um copo d’água ou nos afogamos ligeiramente numa piscina, já ficamos desesperados. Agora imagine afogar-se de verdade, em um mar, lago ou rio, sem ter como subir à superfície. Deve ser horrível!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, 372 MIL pessoas morrem afogadas todos os anos. Foi justamente esse dado que possibilitou a criação da pulseira Kingii.

Ela é um bracelete que esconde o menor “salva vidas inflável” do mundo. Ela veio justamente para combater esse grande número de vítimas.

O aparelho contém um balão de náilon, que fica compactado dentro de uma minúscula câmara, e conectado a um tubinho de dióxido de carbono pressurizado. Quando surgir a emergência, o usuário pode acionar o tudo com o gás, fazendo com que o balão se encha de ar em menos de 1 segundo. Com o balão cheio, o ar dentro dele fará a pessoa ser levada até a superfície, flutuando com o balão.

É ideal para natação, surfe, kayak, velejar ou até mesmo a pesca. Kingii é 78 vezes menos que um colete salva-vidas e ainda assim é tão eficiente quanto um.

Ele pode ficar inflado por até 48 horas. Além disso, vem com uma bússola integrada e um apito.

O aparelho ainda é reutilizável. basta esvaziar o balão e dobrá-lo dentro do compartimento. E trocar o cilindro de gás carbônico por um novo.

É vendido atualmente por US$ 10, equivalente a 31 reais.

Veja um vídeo de como funciona o Kingii:

Afogamento

O afogamento é definido como a dificuldade de respirar, causada pela aspiração de líquido não corporal por submersão ou imersão.

A dificuldade em respirar inicia que o líquido entrou em contato com as vias aéreas da pessoa por imersão (jogar água na face) ou por submersão (quando abaixo da superfície do líquido).

Se a pessoa é resgatada, o afogamento é interrompido, o que é denominado um “afogamento não fatal”. Se ocorre morte, denomina-se um “afogamento fatal”.

Todas as pessoas que passam por algum tipo de afogamento podem apresentar hipotermia, náuseas, vômitos, distensão abdominal, tremores, cefaleia (dor de cabeça), mal estar, cansaço, dores musculares, dor no tórax, diarreia e alguns outros sintomas inespecíficos. A maior parte desses sintomas é decorrente do esforço físico realizado dentro da água, durante a tentativa de se salvar da situação.

Faça esse teste e descubra qual a idade do seu corpo [Quiz]

Artigo anterior

Você pode nomear todos esses personagens de Harry Potter? [Quiz]

Próximo artigo