• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a relíquia santa que pode ter servido de inspiração para a manopla de Thanos

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      06/05/19 às 19h13

Se você é fã de super-heróis então, com certeza, conhece a Manopla do Infinito. O objeto é simplesmente o mais poderoso do Universo Cinematográfico da Marvel. A luva confeccionada em metal foi projetada pelo terrível vilão Thanos para armazenar todas as seis "joias do infinito". Quando reunidas todas as joias, os poderes da manopla transformam a pessoa que está usando a mesma no ser mais poderoso do Universo. No terceiro filme da saga dos Vingadores, Guerra Infinita, Thanos finalmente conseguiu reunir todas as joias e alcançou o ápice do seu poder, se tornando praticamente onipotente. Com isso, ele usou todo o poder das joias para dizimar metade de toda a vida no universo.

Em si, a manopla do Thanos não carrega nenhum poder. Mas a grande questão são as joias reunidas, sem elas o objeto não serve de muita coisa. Mas um fato curioso sobre o objeto tão almejados nos filmes, é que surgiu uma teoria a respeito da sua inspiração. Alguns fatos sugerem que a manopla de Thanos teria sido inspirada em uma relíquia católica.

Relíquia Sagrada

Ultimamente, com o sucesso estrondoso do último filme, Vingadores: Ultimato, muitos fãs têm reparado nas semelhanças entre a Manopla do Infinito e a luva de prata que guarda a mão de Santa Teresa de Ávila, que morreu em 1582. Coincidência ou não, tanto a luva de Thanos quanto o a relíquia católica, são decoradas com joias coloridas. Sendo cinco pedras menores, nas bases dos dedos, e uma maior centralizada nas costas da mão.

A história da relíquia religiosa é bastante interessante. Quando Santa Tereza morreu, ela foi enterrada em um convento. Depois de nove meses, o seu caixão foi aberto e para surpresas de todos, os seus restos mortais ainda estavam intactos. Antes de enterrá-la novamente, algumas partes do seu corpo, como as mãos e o coração, foram retiradas para serem guardas.

Então, para guardar uma das mãos intactas da santa, foi feito um invólucro de prata, muito semelhante à manopla do vilão. Durante muitos anos, a relíquia ficou guardada em uma igreja católica de Ronda, na Espanha. Até que, em 1930, o ditador Francisco Franco se apoderou do objeto e o manteve sob seu poder enquanto viveu. Com a sua morte, o invólucro foi recuperado e devolvido à igreja.

Manopla do Infinito

Jim Starlin é autor de histórias em quadrinhos e foi ele quem criou o personagem Thanos no Universo Marvel, e consequentemente, a manopla do infinito usada por ele. Starlin já disse em entrevista que teve bastante influência da sua criação católica na elaboração do personagem. "Eu era fascinado pela ideia de alguém ser onipotente", disse ele.

Na entrevista, em nenhum momento, ele cita especificamente a luva de prata de Santa Teresa. No entanto, dadas as visíveis semelhanças, as pessoas começaram a especular que Starlin tenha se inspirado nela para criar a Manopla do Infinito.

E você, já foi assistir ao último filme? Concorda com a semelhança entre a manopla do Thanos e a luva da santa? Conta para gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos também fãs de super-heróis.




Matérias selecionadas especialmente para você

Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+