Notícias

Criminosos usam Nokia 3310 JBL para roubar carros

0

O roubo de veículos em grandes cidades já é comum, mas o celular Nokia 3310 se tornou o novo método dos ladrões. Com inovação, e até mesmo de forma surpreendente, a tecnologia também evolui com os crimes.

Nas últimas semanas, vários vídeos têm circulado na internet, mostrando pessoas dando partida em carros apenas com uma réplica desse antigo celular, quase como um tutorial de roubo.

No vídeo a seguir, podemos observar um indivíduo tentando ligar o motor de um Toyota RAV4 sem as chaves, sem obter sucesso.

Poucos segundos depois, ele retira do bolso um dispositivo semelhante a um Nokia 3310, conecta um cabo USB na parte traseira do aparelho, pressiona alguns botões e o carro liga instantaneamente.

Truque do Nokia 3310

Embora pareça incrível e aterrorizante, o vídeo mencionado possui um truque.

Na verdade, o dispositivo mostrado não é um Nokia 3310, mas sim um dispositivo disfarçado de celular, que funciona como uma “chave” para desbloquear os carros.

De acordo com uma reportagem da Vice, veículos de marcas como Maserati, Lexus e outras estão sendo alvo desse tipo de golpe.

Quando esse dispositivo é conectado ao carro, ele envia um sinal para o receptor de rádio do veículo, que por sua vez aciona um sinal de localização.

Ambos os sinais são retransmitidos para a chave, que recebe a informação e envia de volta uma confirmação para o aparelho.

Método com caixa de som

Além do mencionado celular da Nokia, criminosos estão usando réplicas de caixas de som portáteis da marca JBL para cometer crimes semelhantes. No entanto, esse golpe em particular requer que os assaltantes removam o farol dianteiro do veículo para inserir alguns cabos e estabelecer a conexão necessária. Uma vez concluído esse procedimento e com o dispositivo ativado, as portas dos veículos são destravadas e o motor é ligado.

Em resposta à Vice, Ken Tindell, CTO da Canis Labs, uma empresa especializada em cibersegurança veicular, afirmou que basta passar alguns fios pelo aparelho e remover o farol.

Em seguida, conseguirá uma conexão simples pelos orifícios corretos dos conectores do veículo. Nesse caso, o proprietário não pode fazer nada para evitar esse acontecimento, se estiverem com o equipamento certo.

Via Freepik

Intenções

Esses dispositivos camuflados estão sendo comercializados por preços elevados em canais do Telegram, variando de US$ 2.700 a quase US$ 20.000.

Os carros roubados são repassados e vendidos no mercado ilegal. Um porta-voz de comunicações da Toyota afirmou que a empresa está empenhada em resolver esse problema.

Eles trabalham em colaboração com as autoridades, especialistas em prevenção de roubo e outras partes interessadas.

Tente evitar

Embora o golpe do Nokia 3310 seja inevitável, existem dicas que diminuem as chances de roubo do carro.

Ao estacionar, escolha sempre áreas seguras, bem iluminadas e movimentadas. Opte por estacionamentos vigiados ou com câmeras de segurança para aumentar a proteção.

Certifique-se de trancar adequadamente todas as portas, janelas e teto solar do seu carro, mesmo que seja por um curto período de tempo.

Utilize dispositivos de segurança como alarmes sonoros, travas de direção, dispositivos de rastreamento GPS ou bloqueadores de ignição, que dificultam a ação dos ladrões.

Se possível, estacione seu veículo em uma garagem segura e trave tanto o carro quanto a garagem. Isso reduzirá a visibilidade e o acesso aos ladrões.

Além disso, evite deixar objetos de valor visíveis dentro do veículo. Leve consigo laptops, smartphones, bolsas e outros itens valiosos ou guarde-os no porta-malas antes de chegar ao local de estacionamento.

No dia a dia

Via Freepik

Mantenha as chaves sempre com você e nunca as deixe dentro do carro, mesmo que seja por um curto período de tempo.

Considere a utilização de bloqueadores de volante ou travas de pedal, que dificultam a condução do veículo pelos ladrões e tornam o carro menos atrativo como alvo.

Ao estacionar e retornar ao seu veículo, esteja atento ao ambiente ao redor. Verifique se não há pessoas suspeitas próximas e esteja alerta.

Também mantenha seu veículo em bom estado de funcionamento, verificando regularmente os sistemas de segurança, como alarme e travas, além de garantir o bom funcionamento das portas e janelas.

Além das medidas de segurança, considere contratar um seguro automóvel abrangente que cubra roubo e furto. Verifique as opções disponíveis com sua seguradora.

Embora essas precauções possam reduzir o risco de roubo do seu carro, é importante lembrar que nenhum método é totalmente infalível.

Por isso, esteja sempre atento e tome precauções adicionais para proteger seu veículo, mantendo-se informado sobre as práticas de segurança mais recentes.

 

Fonte: Tecmundo

Imagens: Freepik, Freepik

Homem recebe iPhone 14 Max por engano ao comprar cremes e devolve o produto

Artigo anterior

Nova CEO do Twitter é anunciada: Linda Yaccarino, ex-diretora da NBC

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido