Curiosidades

Datas que você não sabia que eram comemoradas em dezembro

0

Apesar de durar entre 365 e 366 dias (ano bissexto), os anos têm passado cada vez mais rápido. Isso se dá devido à correria que a vida pós moderna trouxe para a nossa rotina. Muitas vezes essa rotina insana não dá espaço para que possamos parar e observar as datas comemorativas existentes nesse período.

Estamos no último mês de 2021 e, com ele, novas perspectivas aparecem em nossa vida. Com a chegada do mês de dezembro, mês em que comemoramos uma das maiores festas do ano (o Natal), vem também as festas de fim de ano e, para alguns, as tão esperadas férias. No Hemisfério Sul, o mês do natal anuncia a chegada do verão. Neste ano atual acontece especificamente no dia 21 de dezembro, às 12h29min.

Com isso, engana-se quem acha que a única data comemorativa do último mês do ano é o natal. Uma série de datas importantes estão presentes no calendário durante os 31 dias deste mês, com a intenção de homenagear e conscientizar a população.

Datas comemorativas de dezembro

 

Foto: Freepik

No dia 02 de dezembro, por exemplo, comemora-se o Dia Nacional do Samba e o Dia Nacional da Astronomia. Já no dia 10, as celebrações são todas voltadas para um dos personagens que trabalham duro para nos levar alegria. Trata-se do Dia do Palhaço.

Um dos ritmos musicais mais apreciados no Brasil também é homenageado neste mês, sendo o dia 13/12 denominado como Dia Nacional do Forró. Arquitetos e urbanistas possuem o dia 15 de dezembro inteiro dedicado somente à sua classe trabalhista. O dia dos atletas, independente se são profissionais ou amadores, é comemorado no dia 21/12.

Entretanto, nem todas as datas são dedicadas à comemorações. Dentro do calendário de dezembro temos também dias que alertam e conscientizam às pessoas sobre questões relacionadas à saúde e aos direitos humanos. Neste caso, temos o dia 1º de dezembro totalmente destinado à prevenção do HIV, e é marcado por ações que celebram o Dia Mundial de Combate à Aids.

Em 2 de dezembro temos o Dia internacional da Abolição da Escravidão, que é seguido pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3). Em seguida, são celebrados, internacionalmente, no dia 09, a dignidade das vítimas de genocídio e o Dia Internacional da Luta Contra a Corrupção. Em 10 de dezembro a atenção é voltada para o Dia Internacional dos Direitos Humanos e Direitos Animais.

As datas destinadas à conscientização e prevenção se encerram no dia 13 de dezembro, quando celebramos o Dia do Deficiente Visual. Outro importante marco para o mês são os dias em que grandes figuras de reconhecimento mundial nasceram ou morreram. Dentre elas temos:

  • 05/12 – Marco dos 130 anos da morte do imperador brasileiro Dom Pedro II;
  • 05/12 – Marcado também pelos 230 anos de falecimento de Morazt.
  • 05/12 – Nascimento de Carlos Mariguella (110 anos)
  • 05/12 – Aniversário de Walt Disney (120 anos)
  • 06/12 – Aniversário de morte do ex-presidente da república do Brasil, João Goulart (45 anos).
  • 12/12 – Nascimento do escritor francês Gustave Flaubert (200 anos)
  • 24/12 – Aniversário de Ana Maria Machado (80 anos).
  • 25/12 – Natal
  • 25/12- marcado pelo 15º aniversário de falecimento de James Brown.
  • 29/12 – Falecimento de Cássia Eller (20 anos)

Este último mês também é marcado por importantes conquistas, tais como a primeira transmissão da TV Brasil (02/12 – 14 anos), primeira cerimônia de premiação do prêmio Nobel (10/12 – 120 anos), fundação da Unicef (11/12 – 75 anos), primeira partida de basquete no mundo (21/12 – 130 anos) e transmissão da primeira telenovela no Brasil (21/12 – 70 anos).

Fonte: Agência Brasil

 

Os 8 consoles lançados pela Nintendo

Matéria anterior

Banana tem semente?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos