Descoberta recente pode ter revelado rei que derrotou o Rei Midas
Tempo de leitura:3 Minutos, 19 Segundos

Descoberta recente pode ter revelado rei que derrotou o Rei Midas

A Mitologia Grega é extremamente rica e bastante curiosa. Suas histórias estão presentes na nossas vidas, desde os tempos da escola, onde começamos a entender um pouco mais sobre cada deus e seus poderes. Além dos deuses, essa mitologia também tem pessoas que foram agraciadas pelos deuses com dons que, a priori, podem parecer bons, mas na verdade não são.

O Rei Midas é uma dessas figuras bastante conhecidas na mitologia grega. Ele era soberano na Frígia, que atualmente é uma região da Turquia. Ele era o filho do camponês Górdio, que também era chamado Litierses. Seu pai era conhecido como ceifador de homens, graças à fama que ele tinha de decapitar seus inimigos.

O Rei Midas era bem rico e morava em seu castelo rodeado de suas riquezas. Um dos passatempos preferidos de Midas era contar suas moedas de ouro. Uma vez, o pai de Dionísio, deus do vinho, Sileno, bebeu de mais e foi levado ao castelo de Midas.

No castelo, Midas o recebeu até que ele se recuperasse. Quando ele se recuperou, Dionísio ofereceu à Midas o direito de escolher uma recompensa. Então, apaixonado pela riqueza como ele era, ele desejou que tudo que tocasse virasse ouro.

O mito todos conhecem, e segundo uma descoberta feita de forma casual por um fazendeiro turco uma cidade antiga que pertenceu a um rei que derrotou o rei Midas foi encontrada.

Descoberto

O lugar conhecido como Türkmen-Karahöyük, no sul da Turquia, estava sendo pesquisado por uma equipe internacional de pesquisadores. Foi o fazendeiro que os avisou depois de ter encontrado uma grande pedra inscrita enquanto ele cavava um canal de irrigação durante o inverno.

“Nós corremos direto para lá e pudemos vê-lo ainda saindo da água. Então pulamos direto para o canal até nossa cintura perambulando por aí”, disse o professor assistente de arqueologia anatólia James Osborne.

O arqueólogo do Instituto Oriental da Universidade de Chicago estava mapeando o lugar como parte do Projeto de Pesquisa Intensiva Türkmen-Karahöyük.  O lugar também é conhecido por ter sido o lar de outras cidades antigas famosas ao longo dos milênios.

“Imediatamente ficou claro que era antigo e reconhecemos o roteiro em que estava escrito: Luwian, o idioma usado na Idade do Bronze e Ferro na área”, explica.

Eles conseguiram tirar a pedra de onde estava com ajuda do trator do agricultor. Depois, ela foi levada para um museu turco para ser limpa, fotografada e preparada para a tradução.

As marcações hieroglíficas estavam escritas em Iuwiano, que é um dos mais antigos ramos das línguas indo-europeias nativas da região turca. Elas tem que ser lidas alterando entre direita para esquerda e esquerda para direita.

Os estudiosos do Instituto Oriental traduziram essas inscrições. E Markings disse que a mensagem era de um rei chamado Hartapu do fim do século VIII a.C. Esse era o mesmo período do mítico Rei Midas que dizia ter derrotado o reino de Frígia. Então, é possível que Midas seja baseado em um verdadeiro rei, chamado Mita.

“Os deuses da tempestade entregaram os tipos [opostos] à sua majestade”, diz a pedra.

Rei

O rei Hartapu governou uma área em torno de Türkmen-Karahöyük. A cidade antiga tinha uma extensão de aproximadamente 120 hectares em seu pico. Isso fazia com que ela fosse uma das maiores cidades da Idade do Ferro e Bronze, na Turquia.

As inscrições da pedra estão alinhadas com  outra inscrição hieroglífica descoberta antes a 16 quilômetros ao sul. E ela descrevia o rei Hartapu. E até esse momento, os especialistas não sabiam muito sobre esse governante.

“Não tínhamos ideia sobre este reino. Em um piscar de olhos, tínhamos informações novas e profundas sobre o Oriente Médio da Idade do Bronze”, disse Osborne.

Atualmente, um grande monte de terra está cobrindo a área que os arqueólogos acreditam ter sido um grande império há três mil anos.

“Dentro deste monte, haverá palácios, monumentos, casas. Essa pedra foi uma descoberta maravilhosa e incrivelmente sortuda, mas é apenas o começo”, conclui.