icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Descobriram que a Covid-19 também ataca o cérebro e os vasos sanguíneos

POR Erik Ely EM Ciência e Tecnologia 18/06/20 às 17h05

capa do post Descobriram que a Covid-19 também ataca o cérebro e os vasos sanguíneos

Recentemente, pesquisadores descobriram que a Covid-19 também ataca o cérebro e os vasos sanguíneos. Segundo Frank Ruschitzka, que lidera o departamento de cardiologia do Hospital Universitário de Zurique, os pacientes com a doença tinham sintomas estranhos para o que se pensar ser infecção que afeta principalmente as vias respiratórias.

De acordo com Ruschitzka, muitos pacientes tiveram insuficiência renal aguda, lesão de órgãos e coágulos sanguíneos misteriosos. Assim, várias semanas depois, o primeiro corpo passou pela autópsia. Segundo o médico, pequenos coágulos e células mortas estavam espalhadas pelos capilares dos pulmões. Além disso, a inflação havia distendido os vasos sanguíneos que supriam todos os órgãos do corpo. Até o momento nada parecido havia sido encontrado. Contudo, os resultados mostram que o vírus atacou o cérebro e os vasos sanguíneos dos pacientes.

Sintomas de derrame em pessoas jovens e até em crianças

Desde que as descobertas da equipe de Zurique foram publicadas em meados de abril, dezenas de estudos revelaram efeitos semelhantes do vírus. Por exemplo, um artigo publicado no The New England Journal of Medicine mostrou que os pulmões das vítimas de Covid-19 tinham cerca de nove vezes mais coágulos se comparados com aqueles que morreram de gripe H1N1. Além disso, outros estudos observaram sintomas inflamatórios em crianças e derrames em jovens e adultos saudáveis.

Agora, os pesquisadores buscam incorporar as novas descobertas em uma nova hipótese. Segundo os pesquisadores, isso explicaria porque alguns pacientes entram na "segunda fase" fatal da doença. Sendo assim, isso acontece cerca de uma semana após a hospitalização. Para isso, a chave é o dano direto e indireto às células endoteliais que revestem os vasos sanguíneos, principalmente nos pulmões. Desse modo, ao atacar essas células, a infecção por Covid-19 faz com que os vasos derramem e o sangue coagule.

Por suas vezes, essas mudanças provocam inflamações por todo o corpo. Mas também, alimentam a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), responsável pela maioria das mortes de pacientes. "É um ciclo vicioso", afirma Nilam Mangalmurti, intensivista pulmonar do Hospital da Universidade da Pensilvânia.

Isso explica porque a doença afeta pacientes com obesidade

Com as novas descobertas da doença, os pesquisadores afirmam que esse mecanismo poderia explicar o motivo da doença afetar, principalmente, pacientes que possuem obesidade. Além de também, pacientes com diabetes e doenças cardiovasculares. Dessa forma, isso aconteceria porque, as células que revestem seus vasos sanguíneos já estariam comprometidas antes mesmo da chegada do vírus.

Quando o SARS-CoV-2 atinge os pulmões, ele invade células nos sacos de ar que transferem oxigênio para o sangue. Ao redor desses sacos, estão os capilares, que são alinhados como se fossem tijolos com células endoteliais. Com isso, o vírus invade diretamente algumas dessas células. No caso de outras células, elas se tornam "ativadas", provavelmente como resposta ao vírus e às outras células que foram danificadas. Depois disso, os pesquisadores acreditam que muitas dessas células morram em uma espécie de suicídio. "Não é uma morte tranquila, não onde a célula morre", afirma Mangalmurti. "Todo o conteúdo da célula vaza", completa a pesquisadora.


Próxima Matéria
Via   Science Mag  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest