Existem atualmente uma série de fórmulas e tabelas que você pode consultar para descobrir se as suas medidas estão em total equilíbrio e proporção. Dentre elas a mais conhecida é o IMC (Índice de massa corporal).

Para realizar o seu, basta dividir o seu peso (em quilogramas) pela a sua altura (em metros) ao quadrado. Por outro lado, esse tipo de cálculo já foi refutado, uma vez que não leva em consideração importantes fatores que são essenciais na hora de se definir o perfil e tipo físico de uma pessoa.

03

A idade e sexo por exemplo, são desconsideradas no cálculo de índice de massa corporal, por esse motivo, nem sempre o resultado do IMC de uma pessoa pode revelar com exatidão o seu estado físico e o mais importante, se ela sofre ou não, risco de desenvolver alguma enfermidade que está relacionada a sua saúde física.

Pensando exatamente nisso, nós aqui da Fatos, selecionamos 3 métodos utilizados por profissionais, para descobrir qual seria o seu peso ideal, levando em consideração diversos fatores, e não somente o seu peso e altura.

Método I : Índice Kettle

O Índice de Kettle assim como o IME é capaz de determinar se um indivíduo está abaixo do peso ou já em condições de Obesidade. A grande diferença aqui, é que ele se aplica a pessoas que estão entre a faixa estaria dos 20 aos 64 anos. Outro detalhe é que os resultados podem não ser precisos em casos de mulheres gravidas e lactantes, assim como para atletas profissionais, idosos e menores de 18 anos.

Publicidade
continue a leitura

Para calcular, multiplique a sua altura por ela mesma, em seguida divida pelo seu peso atual. Por exemplo, para uma pessoa que mede 170 cm e pesa 65 kg seria:

65 quilos ÷ (1,7 metros x 1,7 metros) = 22,5

Depois de obter o seu resultado, confira a tabela!

02

Método II: Formulário de sexo e idade

Já foi comprovado que o peso de uma pessoa tende a aumenta conforme a idade avança, após chegar em um certo ápice, algumas pessoas tendem a emagrecer, quando se tornam idosas, porém o emagrecimento não se trata de uma regra.

Consulte a tabela abaixo, para verificar qual deveria ser o seu peso ideal, conforme o seu sexo e idade atual:

Publicidade
continue a leitura

03

Método III: Fórmula McCallum

Consideradas uma das melhores fórmulas, a “Fórmula McCallum” foi criada pelo perito John McCallum, com base nas medidas dos perímetros do corpo ideal. Este método é especialmente indicado para as medições masculinas. Confira:

1. O perímetro do peito deve ser igual ao perímetro do pulso multiplicado por 6,5.

2. A circunferência da cintura deve ser igual a 85% do perímetro do peito.

3. Cintura deve ser igual a 70% do perímetro do peito.

4. A coxa deve ter um perímetro igual a 53% da mama.

Publicidade
continue a leitura

5. O pescoço deve ter um perímetro igual a 37% do perímetro do peito.

6. Os bíceps devem ter um perímetro de 36% do perímetro do peito.

7. Costas deve ter 34% do perímetro do peito.

8. O perímetro do antebraço deve ser igual a 29% do perímetro do peito.

Vale apena lembrar que estes valores são apenas indicativos e devem ser arredondados e analisadas no que diz respeita ao tipo de corpo, idade e outras variáveis.

E então queridos leitores, vocês está em seu peso ideal? Conta pra gente aqui embaixo pelos comentários!

Publicado em: 30/12/16 14h55