Entretenimento

Detox pós-carnaval: o que fazer para acabar com a sensação de inchaço

0

Está se sentindo inchado depois de quatro dias de folia? Essas dicas de detox pós-carnaval vão te salvar da sensação de inchaço!

Após tanto álcool, alimentação desregrada e sono irregular, o corpo de quem curte a festa chega à Quarta-feira de Cinzas implorando por descanso.

Aqueles que aproveitam intensamente o carnaval geralmente experimentam alguns sinais e sintomas relacionados aos excessos quando o feriado chega ao fim.

Uma das consequências mais comuns é o inchaço, acompanhado de uma sensação de desconforto na área abdominal, que pode ser bastante incômoda. A pessoa percebe que as roupas estão mais apertadas do que o habitual, principalmente ao redor da cintura e do quadril.

Pode haver também um aumento temporário de peso, devido à retenção de líquidos, não necessariamente resultante de um aumento na gordura corporal.

O inchaço também afeta os padrões intestinais, podendo causar constipação ou diarreia. A produção de gases aumenta, acompanhada por arrotos ou flatulência.

Nos membros inferiores, a pessoa pode desenvolver edemas nos tornozelos e nos pés. Nos superiores, as mãos e os dedos podem ficar inchados — remover anéis e pulseiras talvez se torne mais difícil.

Segundo a nutricionista Edvânia Soares, o inchaço se relaciona ao corpo desidratado. Isso pode levar automaticamente a dores de cabeça, tremores, tonturas e cãibras.

Outros sintomas incluem cansaço ou fadiga, especialmente se o inchaço for resultado de uma alimentação desequilibrada ou desidratação.

Via Freepik

Quais as causas?

A nutróloga Beatriz Tebaldi destaca algumas razões para o inchaço, principalmente no organismo.

Durante as festividades, é comum consumir alimentos ricos em sódio, açúcares e gorduras, o que pode causar retenção de líquidos e dificultar a digestão.

Além disso, apesar de inicialmente aumentar a produção de urina devido ao efeito diurético, o consumo de álcool faz com que o corpo retenha líquidos para se manter hidratado e compensar as perdas causadas pelo álcool.

E com o consumo excessivo de álcool, é frequente que as pessoas bebam pouca água e suem muito.

Também temos a privação de sono e mudanças significativas nos horários de dormir afetam os hormônios que regulam o apetite e a saciedade.

E, claro, apesar do carnaval envolver dança e movimento, esse tipo de atividade pode não ser o habitual para o corpo. Isso pode resultar em uma diminuição na eficiência do sistema linfático, que é responsável por eliminar o excesso de líquidos.

Quanto tempo para desinchar?

O período necessário para que o corpo retorne à sensação de normalidade após vários dias de festa e realize o detox pós-carnaval adequadamente varia de pessoa para pessoa e é influenciado por diversos fatores. Um desses fatores é a intensidade e duração dos excessos.

Conforme a especialista, quanto mais intensos e prolongados forem os dias de festa, especialmente em termos de consumo de álcool, alimentos ricos em sódio e açúcares, e alterações no padrão de sono, maior pode ser o tempo necessário para a recuperação.

Além disso, o estado geral de saúde e a presença de condições médicas pré-existentes também afetam o processo de recuperação.

Para a maioria das pessoas, esse período varia de alguns dias até cerca de uma semana. Nesse tempo, o sistema é capaz de eliminar líquidos retidos em excesso, encontrando o equilíbrio dos hormônios e restaurando seu estado normal.

Médicos ressaltam a importância do fígado, o único órgão que se regenera diariamente. No entanto, se ele é exposto a toxinas diariamente, acaba ficando sobrecarregado.

A indicação prática é seguir a mesma quantidade. Exagerou por um dia? Dê um dia para o seu corpo se recuperar. Exagerou por dois? Então dê dois dias para o seu corpo se recuperar.

Dessa forma, é possível ter um bom detox pós-carnaval de maneira natural, saudável e sustentável, sem agredir o organismo.

Via Freepik

O que fazer no detox pós-carnaval

Não existe uma solução milagrosa para recuperar o corpo após o carnaval. O que realmente ajuda é adotar um conjunto de medidas para reduzir o inchaço.

O mais importante é beber bastante água ao longo do dia para eliminar toxinas, reduzir a retenção de líquidos e melhorar a absorção de vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C e o complexo B. A vitamina C é um poderoso antioxidante.

Além disso, opte por uma alimentação saudável, priorizando alimentos ricos em nutrientes, fibras e com baixo teor de sódio.

Uma boa qualidade de sono também é essencial para a regulação hormonal e para a recuperação física e mental.

Ainda, busque retomar a prática regular de exercícios físicos. Isso estimula a circulação e contribui para o processo de recuperação.

E vale reforçar que, no detox pós-carnaval, evite o consumo de álcool e alimentos pesados. A intenção é retirar do corpo tudo que está em excesso, como sódio e processados. Opte por temperos naturais e ervas para adicionar sabor às refeições.

 

Fonte: UOL

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Olhos azuis são mais eficientes para ver no escuro, diz estudo

Artigo anterior

Novo teste de saliva promete detectar câncer de mama em 5 segundos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido