Fatos Nerd

Devemos esperar uma sequência de Shadow of the Colossus?

0

Lançado em 2005, Shadow of the Colossus é um dos títulos mais bem avaliados do PlayStation 2. Como resultado disso, em 2011 uma versão remasterizada chegou ao PS3 e, em 2018, um remake do jogo foi lançado exclusivamente para PS4. Apesar de anos terem se passado, Shadow of the Colossus permanece sendo um sucesso crítico e público. Logo, já chegamos a contar com notícias em torno de uma adaptação cinematográfica do game. No entanto, desde 2014, quando a Variety anunciou que Josh Trank havia desistido do cargo de diretor e Andy Muschietti havia assumido a função, não tivemos mais atualizações sobre o projeto. Embora a indústria do entretenimento pareça ter deixado de lado a ideia de adaptação do jogo, o título permanece mais vivo que nunca na memória dos fãs. Inclusive, muitos tem se perguntado se o clássico algum dia ganhará uma sequência.

Bom, antes de tudo essa é uma pergunta que não pode ser respondida de forma objetiva. Por incrível que pareça, tanto o “sim” quanto o “não” seriam insuficientes. Acontece que, grande parte do problema, se deve ao fato da desenvolvedora original do game não existir mais. A Team Ico encerrou oficialmente suas atividades em 2011. Conhecida majoritariamente por seus títulos melancólicos e minimalistas cujos temas abordados giravam em torno de solidão e isolamento, a companhia lançou três jogos: em 2001, tivemos Ico; em 2005, Shadow of the Colossus; e, em 2016, The Last Guardian. Coincidentemente, além de partilharem ideias similares, esses três jogos são considerados espiritualmente ligados.

Segundo Fumito Ueda, o diretor e designer-chefe por trás da Team Ico, falou sobre a relação de seus games. “Da maneira que vejo, talvez eles [os jogos] sejam do mesmo mundo, ou pertençam ao mesmo universo. Mas qualquer coisa além disso fica por conta da imaginação do jogador”, disse Ueda.

Certo, mas e a sequência de Shadow of the Colossus?

Antes que você nos acuse de estar enchendo linguiça, garantimos que essa contextualização é importante. Assim como dissemos acima, responder se haverá ou não uma sequência de Shadow of the Colossus não é uma tarefa fácil. Dizemos isso porque depende de qual seu ideal de continuidade para o jogo. Veja bem, apesar de ter extinto a Team Ico em 2011, Ueda trabalhou como freelancer para a Sony e concluiu The Last Guardian anos depois de sua saída. Isso só aconteceu porque os fãs clamaram pelo seu retorno, e acabou dando certo. Pois bem, atualmente Ueda trabalha na genDESIGN, desenvolvedora fundada por ele que conta com outros integrantes da equipe original da Team Ico. Além disso, vale ressaltar que Ueda não participou do remake de Shadow of the Colossus e nem de sua remasterização.

Enfim, a genDESIGN anunciou, ainda em 2018, que estava trabalhando em um novo jogo. Apesar de não se tratar de uma sequência, esse título seria similar aos games anteriores da Team Ico, talvez até pertencer ao mesmo universo. Posteriormente, em março desse ano, a Epic Games revelou uma parceria com três desenvolvedoras independentes. Adivinha quem estava no meio? Isso mesmo, a empresa de Ueda. Ao que parece, eles estão trabalhando arduamente em um novo projeto. Embora não se trate de uma sequência direta de Shadow of the Colossus, desapontando todas as expectativas, esse novo jogo pode satisfazer os fãs do título. Assim como os outros jogos da Team Ico, provavelmente esse game apresentará similaridades com o queridinho de Ueda e, cá entre nós, isso é melhor que nada.

7 provas de que todas as coisas simples podem virar coisas incríveis

Matéria anterior

Tratamento de 100 anos foi aprovado para COVID-19 nos EUA

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.