Curiosidades

É assim que você pode tirar sua carteira de motorista completamente de graça

0

Muitas pessoas sonham em completar a maioridade para tirar sua carteira de habilitação. Porém, sabemos que tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) leva um bom tempo e exige bastante dinheiro. Temos que arcar com os custos do Detran e ainda com a autoescola, tudo isso passando por um processo bastante burocrático.

Todo esse processo é demorado porque é necessária a realização de exames médicos e provas que comprovem a condição física e mental. Os alunos devem ainda passar por uma confirmação de dados no Detran, que requer muita paciência.

Após todo esse processo teórico, ainda temos que nos submeter às diversas aulas práticas. Viu só como é complicado para tirar a CNH? Após abrir o processo, são gastos alguns meses até pegarmos a tão sonhada autorização para dirigir pelas ruas.

E você sabia que é possível tirar a habilitação de forma gratuita?

Pois bem, isso é possível de duas formas. No Detran e no Sest Senat. Porém, não é só chegar nesses locais e solicitar a gratuidade. Apesar de existir essa possibilidade, não são todas as pessoas que tem esse direito. O benefício é chamado de CNH social ou CNH Popular. No caso do Detran, as unidades de Roraima, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Goiás, Alagoas, Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Piauí e Pará não disponibilizam essa gratuidade.

Esse programa foi criado em alguns estados brasileiros entre 2008 e 2011. Ele veio para possibilitar que as pessoas desempregadas ou que recebem até três salários mínimos possam tirar sua CNH sem gastar nada. O projeto não é do Governo Federal, então cada local tem suas normas.

O projeto “Primeira Habilitação para o Transporte (CNH Social) é totalmente financiado pelo Sest Senat. Ele oferece a carteira de categoria B para os jovens de baixa renda. Com isso, é ampliado a empregabilidade, pois qualifica os beneficiados para ingressarem no mercado de trabalho e atuar no setor de transporte.

As pessoas que se interessarem pelo serviço devem ir até uma das unidades operacionais da instituição portando os documentos necessários. Após fazer o cadastro, as convocações dos candidatos serão realizadas por e-mail. Eles ainda alertam para ficar de olho na caixa de “spam”, pois é perigoso acontecer de a mensagem ir direto para esse local do e-mail.

As pessoas que se interessarem em concorrer a uma vaga no projeto podem conseguir mais informações através do site da organização.

E aí, você sabia sobre isso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

7 coisas que você talvez entenda errado sobre o Pantera Negra

Artigo anterior

Conheça o bolo de casamento mais caro da história

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido