É errado jogar papel higiênico no vaso? Qual a forma correta de usa-lo?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      06/04/15 às 22h22

Quando muitos turistas chegam ao Brasil uma das muitas reações com relação a nossa cultura é espanto com nossos hábitos no banheiro. Países norte-americanos, europeus e asiáticos não tem o costume de jogar papel higiênico na lixeira do banheiro. Eles inclusive consideram isso como um hábito nojento.

Será que eles ou nós que estamos certos? A questão é controversa. No Brasil, o assunto é um pouco mais delicado, pois o sistema de saneamento é garantido para um pouco mais da metade dos brasileiros. Esse é o motivo de termos o hábito de jogar o papel higiênico na lixeira. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cerca de 56% da população conta com o atendimento de redes coletoras de esgotos.

A falta de esgoto para boa parte da população, faz com que a maioria das companhias de saneamento não incentive o descarte do papel higiênico no vaso sanitário. Em outros países, onde o papel é jogado no vaso, o saneamento básico é garantido a quase 100% da população. Por aqui, as pessoas só poderiam fazer o mesmo se tivessem certeza de que o esgoto é tratado e coletado devidamente.

Outro fator que faz com que não seja recomendado jogar papel higiênico nos vasos aqui no Brasil é que  podem ocorrer entupimentos nas instalações intradomiciliares, principalmente em imóveis com tubulações fora dos padrões ou muito antigas. Se a casa tiver um encanamento dentro dos padrões atuais e contar com rede de esgoto, não há problema em jogar o papel higiênico no vaso.

Voltado para cima ou para baixo?

22

Qual a maneira você coloca o papel higiênico no seu banheiro? Voltado para cima? Voltado para baixo? Qual é o "correto"? O portal de notícias norte-americano The Huffington Post foi atrás da verdade e descobriu qual era a maneira correta de utilizar o papel higiênico. De acordo com uma patente de  1891 feita em New York pelo empresário Seth Wheeler, o rolo de papel higiênico deve ser usado indo por cima.

"Desde o advento dos rolos de papel, muitos dispositivos destinados a evitar o desperdício foram patenteados; mas todos os esforços nesse sentido tem sido na construção de suportes para os rolos que disponham de meios que impeçam o desenrolamento livre e que não deixem que as folhas se separem individualmente em seus pontos de conexão", escreveu Wheeler em sua patente.

Antes de sua invenção, que data do século XIX, as pessoas costumavam fazer a sua limpeza com folhas de hortelã, água e por vezes sabugos de milho. Diz-se que o papel higiênico foi inventado na China, em 875, mas a invenção também já foi atribuída a Joseph Gayetty, de Nova Iorque, EUA, que a teria concebido em 1857.

Confira também: 

14 coisas que todo mundo faz no banheiro mas não deveria

9 coisas que quase ninguém sabe sobre os banheiros 

Para onde vão o cocô e o xixi dos banheiros dos aviões?

 

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+