• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


E se o homem nunca tivesse ido à Lua?

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      12/08/19 às 23h22

No mês passado, foi comemorado os 50 anos do evento histórico da chegada do homem à Lua. O mês de julho foi repleto de comemorações, afinal, o aniversário desse triunfo representa a vitória dos Estados Unidos na corrida espacial da Guerra fria. E mesmo meio século depois, esse acontecimento ainda é um tanto quanto controverso, e ainda existem muitas pessoas que duvidam que o homem realmente foi à lua.

Mas, vamos imaginar um universo paralelo, onde essas pessoas realmente estão certas, e essa grande conquista nunca aconteceu. Como seria viver em um mundo, em que os humanos nunca pousaram na Lua? E mais, o que poderia ter atrapalhado esses planos?

Como sabemos, os historiadores não gostam muito de hipóteses, afinal, eles lidam com fatos e dados. Mas o ex-chefe da NASA e historiador, Roger Launius, tentou responder a essas perguntas, baseado em suposições de possíveis situações, que teriam impedido os americanos de chegarem à lua, em 1969.

Principais hipóteses

"Isso significa que ninguém declarou uma corrida lunar em primeiro lugar?", questionou o historiador. "Ou houve uma corrida lunar, mas os americanos cancelaram? Ou significa que os americanos se comprometeram, mas perdemos para os russos?".

Launius então esboçou uma possível história, onde a corrida lunar nunca aconteceu. Então, nesse caso, se o presidente Dwight Eisenhower estivesse na Casa Branca na época da corrida espacial, parece bem provável que a sua resposta seria diferente da do presidente John F. Kennedy. De fato, Eisenhower apoiou a NASA, que inclusive foi criada durante o seu mandando. Porém, "ele passou todos os anos da década de 1960 lamentando a NASA desperdiçando todo esse tempo e dizendo que precisávamos fazer outra coisa", disse Launius. "Eu acho que não há razão para acreditar que sua resposta teria sido: 'vamos para a lua'".

Outra possibilidade seria se os Estados Unidos dessem início ao programa Apollo, mas não chegassem a concluí-lo. Segundo Launius, há algumas evidências que mostram que esse cenário era bem provável e quase aconteceu de fato. Isso porque o programa Apollo foi extremamente caro, e consumiu cerca de 5,3% de todo o orçamento federal. Para se ter uma ideia, o programa custou ao governo americano US$ 104 bilhões em valor atualizado para os dias de hoje. Enquanto o orçamento real da NASA ,no ano passado, foi de apenas US$ 20,7 bilhões.

O presidente Lydon B. Johnson, que sucedeu o Kennedy, tinha outras prioridades na época, como a guerra à pobreza, por exemplo. Segundo Launius, o presidente poderia facilmente ter dito: "a crise passou. Nós não temos que fazer isso na agenda". E se fizermos isso até 1980 ou mais tarde?". Se isso realmente tivesse acontecido, talvez, até hoje o homem não tivesse chegado à lua.

Cenário menos provável

E se houvesse a corrida lunar, mas os americanos perdessem para os soviéticos? Para Launius, esse é o cenário hipotético menos provável. Isso porque os foguetes russos enviados à lua passaram por vários fracassos, até 1974, muito tempo depois dos americanos já terem pisado em solo luar.

E depois que a Guerra Fria acabou, os russos ainda começaram a trabalhar com os americanos. E quando a Apollo 12 pousou com precisão, os russos tiveram certeza que eles estava bem atrás. Os soviéticos olharam para aquele feito e pensaram: "Não há como sermos capazes de fazer algo assim", disse Launius.

E então, como seria a nossa vida hoje, se o homem nunca tivesse pisado na lua? Para Launius, a maior diferença seria sentida principalmente na tecnologia de voos espaciais. E com certeza, os especialistas em exploração espacial ainda estariam tentando fazer isso acontecer agora, afirma o historiador. "Se um presidente estaria de pé e dizendo: 'Precisamos fazer isso', duvido. Mas os profissionais que trabalham com o espaço definitivamente estariam dizendo isso".

E você, como acha que seria a vida se o programa Apollo nunca tivesse vingado? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+