• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

E se a viagem à lua fosse mentira?

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      18/04/19 às 18h54

No dia 20 de julho de 1969, um domingo, o homem pisou na Lua pela primeira vez. Ou pelo menos é isso que eles querem que a gente acredite. E você, acredita que o governo americano enviou homens para a Lua há décadas atrás? Existem várias teorias da conspiração diferentes sobre o famoso pouso. Enquanto algumas delas possuem bases científicas, outras não passam de mera especulação.

Um pequeno passo para o homem, um grande salto para humanidade, ou talvez não. Seria apenas um orçamento gigante de efeitos especiais? Hoje, 50 anos depois da tão marcante viagem à Lua, as teorias da conspiração sobre o marco ainda causam dúvidas nas pessoas. Cerca de seis por cento dos próprios americanos acreditam que o pouso na lua foi uma farsa. Outros cinco por cento ainda estão indecisos.

O pouso na lua

No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins embarcaram na espaçonave Apollo 11, com destino à maior missão de suas vidas: chegar à Lua. A missão acabou se tornando um marco mundial. Cerca de 600 milhões de pessoas assistiram ao vivo os três homens sendo lançados ao espaço e pousando em segurança na Lua.

Se você parar para pensar a respeito, isso soa muito como Hollywood. Será que um estúdio com um orçamento de 150 bilhões de dólares conseguira criar todo esse cenário? Para isso, seria necessário recriar a Lua na Terra, adicionar astronautas e uma nave espacial.

Para forjar algo do tamanho do pouso na superfície lunar, na década de 1960, definitivamente o maior obstáculo seriam as limitações de tecnologias. Levando em consideração que a NASA já estava planejando essa missão muito antes do pouso em 1969, eles teriam que se contentar com os equipamentos da época. Se fosse hoje, isso não seria um problema.

O fato é que a NASA teria que gastar mais tempo e dinheiro com toda a tecnologia necessária para fazer com que o pouso parecesse real do que custaria fisicamente para ir à Lua realmente.

Ao final da missão, o programa Apollo custou um total de US$ 24 bilhões. Aproximadamente 60% de todo o orçamento disponível naquele momento. Hoje esse valor seria o equivalente a US$ 150 bilhões.

Teorias da conspiração

São várias as razões, com graus variados de credibilidade e base factual que sugerem que os Estados Unidos teriam encenado o pouso na Lua. E muitas dessas teorias ganharam vários adeptos ao redor do mundo. No entanto, não está claro como essa teoria da conspiração começou. O fato é que ela continua até hoje, cinquenta anos depois da missão inicial da Apollo 11.

Algumas motivações até foram propostas para explicar o que motivaria o governo americano a fraudar algo do tipo. A teoria mais popular é baseada na "corrida espacial" firmada entre os Estados Unidos e a União Soviética. Disputa essa que coincidiu com a Guerra Fria.

A União Soviética saiu na frente, e começou a enviar naves espaciais não tripuladas à Lua, em 1959. O então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, anunciou que eles alcançariam a Lua até o final da década de 1960. E de fato eles (supostamente) alcançaram.

Segundo alguns teóricos, outra possibilidade seria a de que o pouso na Lua foi encenado como manobra de distração para a Guerra do Vietnã. A evidência que ancora essa teoria é o fato de que os desembarques na Lua pararam na mesma época em que a Guerra do Vietnã terminou.

A teoria mais absurda é a proposta pela Sociedade da Terra Plana, em 1980. Eles argumentaram que as aterrissagens lunares "falsas" foram patrocinadas pela Disney, encenadas em Hollywood e com a direção de Stanley Kubrick. O argumento foi baseado na afirmação de que a Terra é plana, sendo assim não pode ser orbitada.

Algumas pessoas podem nunca acreditar que o pouso na Lua realmente existiu. Mas ainda assim as teorias conspiratórias são válidas de investigação, até mesmo para aprender mais cobre a icônica missão espacial Apollo 11.

Mas e você, acha que o homem pisou na Lua ou não? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   INSH  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+