Notícias

Em investimento milionário, Bill Gates se torna novo acionista da Heineken

0

Bill Gates, o fundador da Microsoft, expandiu seus investimentos recentemente, adquirindo ações da Heineken com uma participação minoritária de 3,8% na Heineken Holding NV. Esta é a acionista controladora da segunda maior cervejaria global. 

O valor total do investimento foi de aproximadamente US$ 902 milhões, conforme um documento apresentado à Autoridade de Mercados Financeiros da Holanda (AFM).

Embora não se relacione efetivamente com a bebida, Gates comprou um total de 10,83 milhões de ações da Heineken Holding. Ele adquiriu 6,65 milhões de ações individualmente e outras 4,18 milhões por meio da Bill & Melinda Gates Foundation Trust na semana passada. 

Segundo a Bloomberg, as ações foram avaliadas em US$ 902 milhões com base no preço do dólar em fevereiro.

A Heineken Holding é responsável por controlar 50% da Heineken NV, que fabrica a cerveja homônima, bem como outras marcas, como Amstel, Moretti e Sol, entre outras.

Via Bloomberg

Investimento na Coca-Cola Mexicana

No mesmo dia em que a Femsa, uma empresa de bebidas associada à Coca-Cola no México, vendeu quase 18 milhões de ações da Heineken e desfez sua participação de 6,24% na companhia, Bill Gates adquiriu uma participação na empresa.

A Fomento Econômico Mexicano, também conhecida como FEMSA, é uma companhia mexicana líder em bebidas e varejo. Fundada em 1890, a empresa começou como uma cervejaria e gradualmente expandiu seu portfólio para incluir outras bebidas, como refrigerantes, água e sucos. A FEMSA é a maior franqueadora independente de Coca-Cola no mundo, operando no México, América Central e partes da América do Sul.

Além de suas operações de bebidas, também tem um importante braço de varejo. É proprietária da OXXO, a maior rede de lojas de conveniência no México, e a maior da América Latina. A empresa também opera farmácias, lojas de beleza e de moda em toda a região.

Via Heineken

A FEMSA é uma empresa de capital aberto e está listada na Bolsa Mexicana de Valores. É considerada uma das empresas mais valiosas do México e uma das maiores do mundo em seu setor. 

Não existem informações confirmadas sobre por que a companhia se desvinculou da cervejaria, e quais as motivações de Bill Gates ao comprar ações da Heineken nesse momento.

Entretanto, foi um acordo positivo, pois os papéis da empresa estiveram em valorização durante toda a última semana de fevereiro de 2023, época da transação. Dessa forma, atraiu mais olhares e acionistas interessados em uma fatia da empresa na Bolsa de Valores.

Investimentos além das ações da Heineken

Via UOL

Bill Gates é reconhecido como um dos investidores mais renomados do mundo, famoso por sua visão estratégica de longo prazo em relação aos seus investimentos. 

Sua carteira diversificada de investimentos inclui setores variados, desde tecnologia até energia limpa, agricultura e saúde, e agora ele também está apostando na indústria de cervejas com a aquisição das ações da Heineken.

Ao investir na cervejaria, Gates está aproveitando a estabilidade e resistência da indústria de bebidas aos impactos econômicos da pandemia. Além disso, a Heineken é uma líder de mercado na produção de cervejas. Isso pode proporcionar um retorno significativo para os investidores.

A Bill & Melinda Gates Foundation Trust, que é uma das maiores fundações filantrópicas do mundo, desempenha um papel importante na expansão do portfólio de investimentos de Gates. Isso porque a fundação tem como objetivo principal a melhoria da saúde global e a redução da pobreza e investe em setores diversos, como saúde, energia e tecnologia.

A fundação Bill & Melinda Gates Foundation Trust também investiu na mercearia online holandesa Picnic BV e possui uma participação de 1,34% na produtora holandesa de fertilizantes OCI NV.

 

Fonte: Valor Investe

Imagens: Bloomberg, UOL, Heineken

Netflix reduzirá valor da assinatura em 30 países

Artigo anterior

DNA desconhecido e estranho é descoberto no Deserto do Atacama

Próximo artigo