Para muitas pessoas, viajar de avião é um sonho, e aqueles que já viajaram sabem o quão prática e confortável é essa experiência. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em março desse ano, o Brasil bateu recorde de passageiros no transporte aéreo. Ao todo foram mais de 10,2 milhões de pessoas viajando de avião, no mercado doméstico e internacional. Esse número foi o maior registrado no mês desde 2002.
De toda essa quantidade, o mercado nacional foi responsável pela maior parte dos voo, com 7,9 milhões de passageiros, o que representou um aumento de 5,9% com relação ao mesmo mês do ano passado. Enquanto que o mercado internacional foi responsável por 2,3 milhões de pessoas, com uma alta de 15,5%.
Mobilidade Estadão
A quantidade de pessoas nos voos internacionais também são um recorde para o mês de março. Tal aumento começou em abril de 2021, e não para de crescer desde então. Toda a demanda internacional, que é a quantidade de passageiros por quilômetro transportado (RPK), também cresceu em 11,1% com relação a 2024. Outro ponto que teve um aumento foi o cálculo de assentos por quilômetro oferecido (ASK), em 11,9%.
O transporte internacional de cargas também teve uma alavancada movimentando, em conjunto, 77,3 mil toneladas, o que representa uma lata de 4,5% com relação a março do ano passado. Já no mercado nacional, não houve alta. O volume crescente foi de passageiros transportados, mas o transporte doméstico de cargas teve uma queda de 7,3% comparado com o mesmo mês de 2024.
Mas no fim das contas o Brasil bateu recorde de passageiros no transporte aéreo em março desse ano com a demanda do mercado doméstico de passageiros crescendo 9,5% e a oferta aumentado 8,9% na comparação anual.
Fonte: Canaltech
Imagens: Mobilidade Estadão