Notícias

Empresa aérea oferece voo para ver eclipse solar; entenda

0

A Delta Air Lines, companhia aérea dos Estados Unidos, está organizando voos especiais para proporcionar aos passageiros a oportunidade de ver um eclipse solar total, previsto para o dia 8 de abril.

O próximo acontecimento será mais visível no hemisfério norte, especialmente nos Estados Unidos e Canadá. Algumas partes do México também conseguirão acompanhar.

O sucesso foi tanto que as passagens para o primeiro voo se esgotaram em apenas 24 horas, levando a empresa a disponibilizar um segundo voo.

Os voos acontecerão com a aeronave Airbus A220-300, que possui janelas grandes e bem planejadas. Por isso, podem oferecer uma visão mais nítida e especial do eclipse.

A partida está marcada para as 12h15, horário local de Austin, Texas (ou 15h15 no horário de Brasília). O destino será Detroit, onde está previsto o pouso às 16h20, horário local (ou 19h20 no horário de Brasília).

Para os passageiros que não conseguiram adquirir passagens para os voos especiais, ainda há a opção de embarcar em outros voos que também proporcionarão uma visão especial do eclipse.

Esses voos partirão de Dallas entre as 15h e 10h da manhã, horário local, período em que o fenômeno estará visível em 15 estados norte-americanos.

Eric Beck, Diretor de Planejamento da rede doméstica de voos, expressou sua gratidão a todas as equipes envolvidas, destacando que a ideia de visualizar um eclipse total do ar se tornará realidade para os clientes da Delta Air Lines.

Via PickPik

Quando vamos ver um eclipse solar total de novo?

O eclipse solar do dia 8 de abril terá início às 11h, horário local, na costa do México (ou às 16h no horário de Brasília), e chegará ao seu término às 17h, horário de Brasília, chegando na costa do Canadá.

A NASA divulgou uma tabela com os horários precisos em que o eclipse será visível em diferentes partes dos Estados Unidos.

Na América do Norte, a NASA está organizando vários eventos para envolver o público durante as horas em que o fenômeno estará visível. No entanto, no Brasil não será possível observar o eclipse.

Warren Weston, Meteorologista Chefe da Delta Air Lines, comentou que ver um eclipse solar total de perto é o objetivo de várias pessoas, e esse será ainda mais especial, visto que acontecerá novamente só em 2044.

O que é um eclipse solar?

Os eclipses são fenômenos astronômicos que ocorrem quando um objeto espacial, mais comumente a Lua, faz sombra em outro corpo celeste. Ou seja, passam na frente do Sol. Na Terra, conseguimos acompanhar tanto os eclipses lunares quanto os solares.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra, bloqueando parcial ou totalmente a luz solar em determinadas regiões do nosso planeta.

Em locais onde o eclipse solar é total, é possível testemunhar a Lua bloqueando quase toda a luz solar, resultando em um momento de escuridão semelhante à noite.

Os eclipses solares totais ocorrem aproximadamente a cada 18 meses e têm uma duração muito breve, geralmente de apenas alguns minutos.

Por outro lado, os eclipses solares parciais acontecem mais comumente. Como a Lua não cobre completamente o Sol, eles ocorrem pelo menos duas vezes por ano em alguma parte da Terra.

Via Flickr

Tipos

O fenômeno do eclipse solar é categorizado em três tipos distintos, podendo ser total, parcial ou anular.

O total é o mais comum, mas visível apenas em uma área limitada da Terra, quando um observador está localizado no centro da sombra projetada pela Lua sobre a Terra. Para que ocorra um eclipse solar total, é necessário que o Sol, a Lua e a Terra estejam perfeitamente alinhados.

Enquanto isso, o parcial acontece quando o alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra não é perfeito. Como resultado, uma parte da superfície solar parece ser obscurecida por uma sombra mais escura, mas não completamente.

Ainda, é possível ter um eclipse anular, quando a Lua está em uma posição mais distante da Terra, parecendo menor em comparação com o Sol. Como resultado, a Lua não cobre completamente o disco solar, criando um efeito de “anel de fogo” ao redor da silhueta lunar.

Além desses tipos principais, existe ainda o eclipse solar híbrido, que é extremamente raro. Esse fenômeno ocorre quando diferentes tipos de eclipses solares ocorrem no mesmo dia em diferentes regiões da Terra.

A visibilidade desses três tipos depende de vários fatores, e o voo especial da Delta Air Lines inaugura uma experiência totalmente nova para os amantes de astronomia.

 

Fonte: CNN

Imagens: Flickr, PickPik

Cientistas descobrem idade impressionante de duna no deserto de Marrocos

Artigo anterior

Posso dormir com o celular carregando? Veja se o que falam é mito ou realidade

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido