icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Entenda 6 comportamentos do seu gato e o que eles querem dizer

POR Bruno Dias EM Mundo Animal 25/08/20 às 15h07

capa do post Entenda 6 comportamentos do seu gato e o que eles querem dizer

Os gatos foram domesticados pelo homem, há milhares de anos. E desde então, essa parceria de sucesso se tornou cada vez mais forte. Estes animais super inteligentes, segundo os cientistas, possuem estrutura de memória muito semelhante a nossa. O que faz com que pensemos que suas atitudes, às vezes, podem ser feitas de caso pensado.

O mundo geralmente é dividido entre as pessoas que amam os gatos e as pessoas que são apaixonadas pelos seus cachorros. E de fato, os bichinhos são realmente diferentes, e consequentemente, o perfil das pessoas que se atraem tanto para um lado, quanto para o outro também.

Algumas atitudes dos gatos podem confundir bastante as pessoas. Ainda mais se você estiver acostumado com cachorros. As interações sociais dos gatos e a forma como eles se comunicam podem ser bastante confusas.

Os estados de espírito dos animais de estimação podem ser dos mais variados, sendo feliz, relaxado, estressado, chateado, entre vários outros. E se você é dono de um gato, para se ter uma ideia do humor do seu bichinho é preciso aprender a decifrar as expressões e linguagens corporais do animal. Mostramos aqui algumas dessas expressões e linguagens corporais.

1 - Relaxado

Quando o gato está relaxado ele, normalmente, fica deitado de lado ou de costas. Com suas patas traseiras esparramadas, o rabo praticamente parado e os olhos fechados por completo ou parcialmente fechados.

E se o seu gato pisca devagar é um sinal que ele confia em você. Além disso, quando eles estão tranquilos as orelhas ficam levantadas e apontam em uma direção neutra. E o bichano pode estar ronronando ou amassando suas patinhas.

2 - Feliz

O gato feliz já é mais ativo do que o relaxado. Ele pode arquear as costas e se esfregar em seu dono, mas lenta e tranquilamente. Geralmente, o rabo do gato vai estar para cima e pode até ficar parecido com um ponto de interrogação com a ponta um pouco curvada.

Quando está feliz, o seu gato também pode piscar lentamente para seu dono ou lhe dar cabeçadas leves. Eles ficam com as orelhas levantadas e apontando para frente. E também miam ou ronronam.

3 - Brincalhão ou curioso

Um gato curioso se parece muito com um felino caçador. O rabo dele pode tremer ou se contorcer por conta da excitação, ou até mesmo ficar reto durante a brincadeira. Os  olhos do gato estarão focados no objeto ou brinquedo.

Alguns bichinhos fazem barulho enquanto brincam, mas a maioria fica em silêncio. No momento de diversão os gatos podem espreitar, morder, atacar ou então ter alguns comportamentos típicos de felinos caçando. Se você notar que seu bichinho começou a rosnar ou então, achatar as orelhas isso quer dizer que a brincadeira se transformou em frustração ou raiva.

4 - Estressado ou com medo

Quando o gato está estressado, normalmente, ele tenta se esconder por conta do seu instinto de fugir do problema. Se ele não tiver essa opção, ele vai ficar com uma posição corporal tensa e vai começar a escovar repetitivamente o mesmo lugar.

Outro sinal de medo inconfundível de um gato é a pose de "gato halloween" com as costas arqueadas e o rabo levantado para parecer maior. Além disso, o rabo do gato pode estar agitado e suas pupilas dilatadas. Se seu gato estiver estressado ele pode fazer suas necessidades fora da caixa de areia. Além de andarem com as costas e orelhas retas, cabeça e rabo para baixo.

5 - Irritado ou agressivo

Na maioria das vezes, as pessoas só percebem que o gato está irritado quando leva uma unhada ou mordida. Os gatos geralmente tem um pavio curto e sua raiva pode aumentar rapidamente quando eles estão estressados. Para saber quando isso acontece, basta olhar as expressões corporais deles.

O gato pode "congelar" antes de atacar e bater o rabo. Também pode olhar fixamente para o ponto de tensão. E se seu gato estiver mostrando os dentes ou então emitindo sons, como rosnados, ele definitivamente está zangado. Se você ver esses sinais, se afaste do gato e deixe ele se acalmar.

6 - Doente ou ferido

Os sinais que podem ser vistos quando um gato está doente ou ferido podem ser o desaparecimento por um longo período de tempo, falta de apetite ou sede, respiração com a boca aberta e respiração ofegante.

Além disso, é bom ficar atento para ver se ele fará as necessidades fora da caixa de  areia, se ele está mancando, ou então emitindo sons, como uivados. E se algum desses comportamentos, for notado é bom procurar um veterinário.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest